Notícias Pogea Racing propõe Fiat 500 com mais de 400 cavalos!

Tuning

Pogea Racing propõe Fiat 500 com mais de 400 cavalos!

Depois do upgrade que fez ao Abarth 595 em 2015, a preparadora alemã Pogea Racing decidiu elevar uma vez mais a fasquia - e de que maneira!

Colocar 410 cv de potência e 445 Nm de binário num pequeno Fiat 500 – ou para ser mais correcto, num Abarth 595 – não é uma ideia que passe pela cabeça de muitas preparadoras. Mas a Pogea Racing não é uma preparadora qualquer…

Se o anterior Abarth 595 com 335 cv da mesma casa já era capaz de deixar qualquer um de queixo caído, o que dizer do novo «pocket rocket» preparado pela casa de tuning de Friedrichshafen…

Vale a pena repetir: são 410 cv de potência e 445 Nm de binário, extraídos do pequeno motor turbo 1.4 litros de quatro cilindros. Relembremos que o ponto de partida é de apenas 135 cv. É certo que restam poucos componentes de fábrica – turbo de maiores dimensões, injetores modificados, pistões forjados, novo sistema de escape, caixa manual de cinco velocidades alterada, nova embraiagem, volante motor em alumínio, etc – mas ainda assim, estes números não deixam de impressionar.

Como colocar toda esta potência no chão?

O pequeno Abarth, rebatizado pela Pogea Racing de Ares 500, continua a ter apenas tração à frente. Não é, definitivamente, a melhor opção quando queremos passar mais de 400 cavalos para o asfalto. Para ajudar nessa hercúlea tarefa, foi acrescentado um diferencial autoblocante. E como devem imaginar, o chassis foi bastante alterado.

A diferença mais evidente passa pelo aumento de largura de vias, visível pelas adições em fibra de carbono dos guarda-lamas. O Ares 500 é 48 mm mais largo tanto à frente como atrás (vias mais largas em 20 e 30 mm respectivamente ) em relação ao Abarth. Também as rodas crescem em dimensão – as jantes são agora de 18 polegadas, conjugadas com pneus de dimensão 215/35. A suspensão provém da KW, é totalmente ajustável e é suportada por barras estabilizadoras à frente e atrás.

As rodas maiores permitiram adicionar discos de maior dimensão – agora são de 322 mm de diâmetro – equipados com novas pinças de seis pistões. Travar é muito importante…

ANTEVISÃO: Próximo Fiat 500 com motorização híbrida? Parece que sim

Isto porque a Pogea Racing anuncia performances incríveis. É capaz de acelerar dos 0 aos 100 km/h em – wait for it…escassos 4.7 segundos, isto de acordo com a preparadora alemã. A velocidade máxima é de 288 km/h… num Fiat 500!

Em termos estéticos, o citadino recebeu um bodykit completo (para-choques, spoiler traseiro, capot, capas dos espelhos, etc) feito em fibra de carbono. A dieta “rica em fibra” de carbono permitiu manter o peso do Ares 500 abaixo da tonelada, mais precisamente 977 kg, com o depósito atestado e sem condutor! Por dentro, a Pogea Racing apostou num sistema de infoentretenimento da Pioneer, bancos desportivos e acabamentos em tons de vermelho.

Para já, a Pogea Racing planeia produzir apenas cinco exemplares. Cada um deles vai custar 58.500 €, sem impostos, e já inclui a aquisição de um Abarth 595 base. Para os que já são proprietários de um Abarth 595, o upgrade ao motor pode ser feito separadamente, e vai custar 21.000 €.