Skoda Rapid e Rapid Spaceback com argumentos renovados

Skoda Rapid e Rapid Spaceback com argumentos renovados

Novo design exterior, mais equipamento e um novo motor 1.0 TSI. Conhece os pormenores desta atualização ao Skoda Rapid e Rapid Spaceback.

A Skoda acaba de revelar as primeiras imagens dos novos Skoda Rapid e Rapid Spaceback, uma dupla de modelos «compactos e espaçosos» que se posicionam entre as gamas Fabia e Octavia no portefólio da marca checa.

Por fora, o novo visual é particularmente evidente na secção dianteira. Depois de um facelift algo controverso ao Octavia, a Skoda preferiu seguir um caminho diferente e optou por um conjunto grelha-grupos óticos principais (bi-xénon com luzes de presença em LED) mais convencional. Mais abaixo, a estreita faixa cromada (disponível de série a partir do nível Style) faz a ligação entre os faróis de nevoeiro, também eles redesenhados. Atrás, o Skoda Rapid incorpora farolins em forma de C.

As novidades estendem-se também ao nível das jantes (de 15 a 17 polegadas), que agora estão disponíveis com novos desenhos.

VEJAM TAMBÉM: Designer do Bugatti Veyron mudou-se para a BMW

Tal como é seu apanágio, por dentro a Skoda continua a privilegiar o espaço: 415 litros de capacidade de bagageira para o Rapid e 550 litros para o Rapid Spaceback. Além disso, esta atualização acrescenta um conjunto de modificações estéticas e tecnológicas.

Foram acrescentadas novas pegas interiores às quatro portas, o painel de instrumentos foi atualizado e as saídas de ar no tablier e no painel de controlo do sistema de ar condicionado manual também foram redesenhadas.

Os novos serviços Skoda Connect (Infotainment Online e Care Connect) fazem também a sua estreia no Rapid e Rapid Spaceback. Agora, é possível ter acesso ao fluxo de tráfego na rota selecionada em tempo real e, em caso de congestionamento, o sistema sugere uma rota alternativa. Outras informações disponíveis consistem nas estações de combustível (com preços), parques de estacionamento, notícias ou meteorologia.

Skoda Rapid

Outra das grandes novidades nesta atualização é a entrada do novo bloco tricilíndrico TSI de 1.0 litros para o leque de motorizações, disponível para ambos os modelos com dois níveis de potência: 95 cv e 110 cv. Este motor junta-se assim aos restantes 1.4 TSI de 125 cv, 1.4 TDI de 90 cv e 1.6 TDI de 116 cv.

O Skoda Rapid e Rapid Spaceback vão estar em exibição já daqui a duas semanas no Salão de Genebra. Conhece aqui todas as novidades previstas para o certame helvético.

Segue a Razão Automóvel no Instagram e no Twitter