Notícias AM-RB 001: superdesportivo terá motor Cosworth V12 de 6.5 litros

AM-RB 001: superdesportivo terá motor Cosworth V12 de 6.5 litros

AM-RB 001 é o nome de código da joint venture entre a Aston Martin e a Red Bull, da qual vai resultar um carro “do outro mundo”. Assim se espera…

O projeto inédito que liga a Aston Martin à Red Bull Technologies não vai contar apenas com estas duas marcas. Desde que foi anunciado, há cerca de um ano, foram várias as empresas do mundo automóvel que já se juntaram a este projeto.

Começando pelo motor, para muitos o mais importante, esse será desenvolvido em estreita colaboração com a Cosworth com recurso às tecnologias e know-how provenientes da Fórmula 1. Mais concretamente, estamos a falar de um bloco V12 atmosférico de 6.5 litros, que entretanto já foi confirmado mas que ainda não se sabe ao certo quanto cavalos irá debitar. Tendo em conta que o AM-RB 001 deverá ter uma relação peso/potência de 1:1, não é difícil de imaginar os valores finais…

A NÃO PERDER: 7 automóveis que receberam motores de Fórmula 1

O motor Cosworth vai estar acoplado a uma caixa de sete velocidades desenvolvida pela Ricardo, enquanto que a Rimac – empresa croata que tem em mãos um desportivo elétrico – vai ser a grande responsável pela unidade elétrica que trabalha em conjunto com o motor de 12 cilindros em V.

Mas a lista de parcerias não acaba aqui. A carroçaria MonoCell em fibra de carbono vai ser desenvolvida pelos canadianos da Multimatic, os grupos óticos pela Wipac e o sistema de travagem é fruto da parceria entre a Alcon e a Surface Transforms. Já o sistema de controlo de tração e a centralina ficam a cargo da Bosch.

Olhando para o potencial tecnológico do AM-RB 001, vem-nos à cabeça um outro superdesportivo que marcou o mundo automóvel na década de 90… Será que, mais de duas décadas volvidas, o AM-RB 001 poderá ter o mesmo impacto do que o McLaren F1?

Segue a Razão Automóvel no Instagram e no Twitter