O que poderemos esperar da nova geração do SEAT Ibiza?

O que poderemos esperar da nova geração do SEAT Ibiza?

O novo SEAT Ibiza vai ser apresentado já na próxima semana. Em jeito de antevisão, resumimos tudo o que já sabemos sobre a 5ª geração do bestseller espanhol.

Ao longo de 33 anos de vida e quatro gerações, o SEAT Ibiza vendeu mais de 5.4 milhões de unidades em todo o mundo, números que fazem dele o carro espanhol mais vendido de sempre. Por isso, é com enorme expectativa (e empenho) que a SEAT prepara o lançamento da 5ª geração do seu bestseller.

A apresentação mundial está marcada para o Salão de Genebra, mas não vai ser preciso esperar até lá: o novo SEAT Ibiza vai ser apresentado já na próxima terça-feira, dia 31.

O melhor know-how do Grupo Volkswagen

Há uns anos atrás, a honra da estreia das novas plataformas e tecnologias do Grupo VW cabia única e exclusivamente aos modelos Audi e Volkswagen. Hoje já não é assim. Face aos resultados da marca espanhola, o «gigante alemão» alterou este paradigma.

Assim, caberá ao novo SEAT Ibiza a honra de estrear no segmento B a famosa plataforma MQB. Uma plataforma que deverá permitir à 5ª geração do modelo espanhol ganhar espaço interior, perder peso e melhorar no capitulo dinâmico. Desta plataforma nascerá também o próximo SUV compacto da SEAT, o Arona, bem como os novos Volkswagen Polo e Audi A1.

No capítulo do design, a marca espanhola não quis revelar grandes pormenores. Ainda assim, é seguro afirmar que o novo Ibiza deverá aproximar-se do seu “irmão mais velho” – leia-se, o novo SEAT Leon -, particularmente na assinatura luminosa com tecnologia LED.

TESTADO: Já conduzimos o renovado SEAT Leon

Por dentro, além do esperado aumento do espaço para os passageiros, a aposta recaíra certamente no reforço da conectividade e interface entre o Ibiza e os dispositivos móveis – campo no qual a atual geração do Ibiza já apresentava argumentos fortes face à concorrência.

Quanto ao leque de motorizações, vamos poder contar com os habituais blocos de três e quatro cilindros do Grupo VW, onde o foco deverá ser (uma vez mais) a eficiência. Aqui, a principal novidade poderá ser a substituição do atual bloco 1.4 TSI pelo mais recente 1.5 TSI.

A 5ª geração do SEAT Ibiza será produzida em Espanha e na Argélia e chegará aos mercados europeus já no próximo Verão. A versão Cupra deverá chegar mais tarde.

Segue a Razão Automóvel no Instagram e no Twitter