Novo SEAT Ibiza finalmente revelado (primeiras imagens oficiais)

Novo SEAT Ibiza finalmente revelado (primeiras imagens oficiais)

Nem foi preciso esperar pelo Salão de Genebra. Conhece todas as novidades da 5ª geração do SEAT Ibiza, o bestseller da marca espanhola.

A chegada da quinta geração do Ibiza representa um dos momentos mais importantes da SEAT para este ano. Desde 2014 que os engenheiros da marca espanhola estão a trabalhar afincadamente no design do novo SEAT Ibiza, mas nem por isso as alterações para com o modelo anterior são demasiado radicais.

Tal como o renovado SEAT Leon, que pudemos conhecer em primeira mão em Barcelona, o desenvolvimento da nova geração do Ibiza foi encarado com uma filosofia de continuidade, e olhando para o sucesso do modelo espanhol – em 33 anos, o SEAT Ibiza vendeu mais de 5.4 milhões de unidades em todo o mundo – é fácil perceber porquê.

Por fora, o Ibiza segue as pisadas do seu irmão mais velho, particularmente na secção dianteira. Quer a grelha frontal quer as entradas de ar e os grupos óticos foram redesenhados de forma a acrescentar um caráter mais desportivo ao novo Ibiza. Mais atrás, os faróis e os pára-choques foram igualmente revistos.

VEJAM TAMBÉM: Produção do novo SEAT Leon Cupra já arrancou

Já no que diz respeito à plataforma tecnológica, é tudo novo. A SEAT não poupou esforços no desenvolvimento do novo Ibiza. Vamos começar pelo habitáculo.

No habitáculo, encontramos a última geração do sistema de infoentretenimento da marca, na forma de um ecrã na consola central com 8 polegadas. Além de mais tecnologia a bordo, o novo SEAT Ibiza será mais espaçoso, fruto do recurso à já conhecida plataforma MQB – que permite não só aumentar as dimensões gerais (por dentro e por fora) como também perder peso e melhorar no capitulo dinâmico (algo muito importante para a marca espanhola.

Nesta nova geração, a SEAT descartou as variantes carrinha (ST) e três portas (SC), e por isso o Ibiza será oferecido apenas na versão de 5 portas (nas imagens).

No leque de motorizações, há motores para todos os gostos. Há exceção do novo bloco 1.5 TSI de 150 cv que só chega no final do ano (primeiro vai estrear no Golf), vamos poder contar com os habituais blocos de três e quatro cilindros do Grupo VW, todos focados na eficiência (a versão Cupra fica para mais tarde). Entre eles destacamos o motor 1.6 TDI nas versões de 80, 95 e 110 cv. Nas motorizações a gasolina a estrela é o conhecido 1.0 TSI nas versões de 95 e 115 cv.

Convém referir que desta plataforma vai nascer também o SEAT Arona, um SUV compacto que se vai posicionar abaixo do Ateca na hierarquia da marca espanhola e que será inteiramente desenvolvido e produzido na fábrica de Martorell. Um ano em grande para a SEAT.

O novo SEAT Ibiza vai estar presente no Salão de Genebra, em março, e poderás acompanhar tudo em primeira mão aqui na Razão Automóvel.

Segue a Razão Automóvel no Instagram e no Twitter