Notícias Mitsubishi Outlander PHEV: em nome da eficiência

Carro do Ano 2017

Mitsubishi Outlander PHEV: em nome da eficiência

É com um dos seus modelos de maior sucesso dos últimos anos que a Mitsubishi concorre ao prémio Carro do Ano 2017. A Razão Automóvel é membro do júri.

Mitsubishi Outlander PHEV

O Mitsubishi Outlander PHEV é o porta-estandarte da Mitsubishi no que toca a tecnologia híbrida, apresentando um sofisticado sistema que permite grande flexibilidade nos modos de condução, para conjugar máxima eficiência com as necessidades de mobilidade a cada momento.

O sistema PHEV compõe-se de um propulsor térmico a gasolina de 2,0 litros, capaz de desenvolver 121 cv e 190 Nm, suportado por dois motores elétricos, um dianteiro e outro traseiro, ambos de 60 kW. Estas unidades elétricas são alimentadas por baterias de iões de lítio, com 12 kWh de capacidade.

No modo Elétrico, o Mitsubishi Outlander PHEV é movido às quatro rodas, exclusivamente pela força das baterias, com uma autonomia para 52 km. Nestas condições, a velocidade máxima, antes de entrar em funções o motor térmico, é de 120 km/h.

Mitsubishi Outlander PHEV
Mitsubishi Outlander PHEV

No modo Híbrido Série, a força das rodas provém igualmente das baterias, mas o motor térmico entra em funções para ativar o gerador, quando a carga das baterias é reduzida ou é exigida uma aceleração mais forte. Este modo mantém-se até aos 120 km/h.

No modo Híbrido Paralelo, é o 2 litros MIVEC que move as rodas dianteiras. É ativado sobretudo acima dos 120 km/h – ou aos 65 km/h com baixa carga de bateria –, com auxílio do motor elétrico traseiro para maiores picos de aceleração.

Todos os candidatos Carro do Ano 2017: que modelo irá suceder ao Opel Astra?

No interior, o condutor pode controlar, a cada momento, qual o modo de funcionamento através do monitor de fluxos de energia, além de antever qual a autonomia e de poder programar os períodos de carregamento e de ativação do ar condicionado.

Num ciclo 100 km, e aproveitando ao máximo a carga das baterias, o Mitsubishi Outlander PHEV tem condições para consumir somente 1,8 l/100 km. Caso estejam em funcionamento os modos híbridos o consumo médio é de 5,5 l/100 km, com uma autonomia total que pode chegar aos 870 km.

Desde 2015 que a Razão Automóvel integra o painel de jurados do prémio Essilor Carro do Ano/Troféu Volante de Cristal.

Dada a sua condição de híbrido plug-in, os processos de cargas podem ser dois: Normal, que demora entre 3 ou 5 horas, consoante se trate de uma tomada de 10 ou 16A, ficando as baterias totalmente carregadas; Rápida, que leva somente 30 minutos e resulta numa carga aproximada de 80% das baterias.

Uma app para smartphone permite programar à distância o período de carregamento, além de funcionar como um controlo remoto para funções como climatização e iluminação.

A versão que a Mitsubishi submete a concurso no Essilor Carro do Ano/Troféu Volante de Cristal – Mitsubishi Outlander PHEV Instyle Navi – inclui, como equipamento de série, climatização bizona, áudio Rockford Fosgate, sistema de navegação, dispositivo keyless KOS, sensores de luz e chuva, faróis dianteiros e traseiros em LED, para-brisas aquecido, sensores de parqueamento com câmara traseira ou visão 360, portão traseiro automático, bancos em pele com regulação elétrica e aquecimento à frente, cruise control e jantes em liga leve de 18”.

O preço desta versão é de 46 500 euros, com uma garantia geral de 5 anos (ou 100 mil km) ou de 8 anos (ou 160 mil km) para as baterias.

Além do Essilor Carro do Ano/Troféu Volante de Cristal, o Mitsubishi Outlander PHEV concorre igualmente à classe Ecológico do Ano, onde enfrentará o Hyundai Ioniq Hybrid Tech e o Volkswagen Passat Variant GTE.

Especificações Mitsubishi Outlander PHEV

Motor: Quatro cilindros, 1998 cm3
Potência: 121 cv/4500 rpm
Motores elétricos: Síncrono de íman permanente
Potência: Frente: 60 kW (82 cv); Traseiro: 60 kW (82 cv)
Velocidade Máxima: 170 km/h
Consumo Médio Ponderado: 1,8 l/100 km
Consumo Médio Híbrido: 5,5 l/100 km
Emissões CO2: 42 g/km
Preço: 49 500 euros (Instyle Navi)


Texto: Essilor Carro do Ano/Troféu Volante de Cristal