Notícias Já é possível renovar a carta de condução na Internet

Já é possível renovar a carta de condução na Internet

carta de condução por pontos

Novos serviços de renovação da carta de condução, alterações de morada e atestados médicos são algumas das novidades do IMT para 2017.

Esta semana entrou em funcionamento um novo balcão online no Instituto da Mobilidade e dos Transportes (IMT), através do qual é possível renovar ou substituir a carta de condução.

Este novo serviço online é uma das novidades integradas no projeto “Carta sobre Rodas” do programa Simplex. Além de uma maior comodidade, quem optar por este serviço usufrui de um desconto de 10%, enquanto que quem preferir deslocar-se a um balcão do IMT paga 30 euros para renovar ou substituir a carta de condução.

AUTOPÉDIA: Para que serve o volante bimassa?

Outra das novidades para 2017 é o fim da obrigatoriedade de comunicar ao IMT a alteração da morada, passando a apresentar a morada que está registada no cartão do cidadão. A partir de agora a informação relativa à morada do condutor vai ser retirada da face da carta de condução, ficando apenas essa informação na base de dados do IMT.

Além disso, o prazo de validade das cartas de condução aumenta de 10 para 15 anos para os condutores até aos 60 anos. Nos restantes casos, os prazos mantêm-se inalterados.

Por fim, os atestados médicos – que passam a ser apenas necessários para as revalidações dos 60 anos ou posteriores – serão transmitidos eletronicamente pelo Ministério da Saúde ao IMT, permitindo desta forma o registo automático da avaliação médica efetuada ao condutor. Esta medida só entra em vigor em abril.

Segue a Razão Automóvel no Instagram e no Twitter