Autopédia É assim que funciona a tecnologia Volvo Power Pulse

Tecnologia

É assim que funciona a tecnologia Volvo Power Pulse

A tecnologia Power Pulse foi a solução encontrada pela Volvo para eliminar o atraso na resposta do turbo, o infame "turbo-lag".

Volvo Power Pulse

Os novos modelos Volvo S90 e V90 chegaram recentemente ao mercado nacional e à semelhança do XC90 apresentam a nova tecnologia Volvo Power Pulse, disponível no motor D5 de 235 cv e 480 Nm de binário máximo.

Esta tecnologia estreada pela Volvo é a resposta sueca ao turbo-lag, o nome dado ao atraso na resposta entre o premir do acelerador e a resposta efetiva do motor.

Este atraso deve-se ao facto de no momento da aceleração não existir pressão de gases suficiente no turbocompressor para fazer girar a turbina à velocidade adequada e, consequentemente, alimentar a combustão.

VEJAM TAMBÉM: Compressor volumétrico. Como funciona?
Volvo Power Pulse

Como funciona?

O Volvo Power Pulse funciona através da presença de um pequeno compressor elétrico que comprime o ar, que depois é armazenado num depósito.

Quando o acelerador é premido com o automóvel parado, ou premido rapidamente numa condução abaixo das 2000 rpm na primeira ou segunda velocidades, o ar comprimido no depósito é libertado para o sistema de escape, antes do turbocompressor.

Isto faz com que o rotor da turbina do turbocompressor comece instantaneamente a rodar, praticamente sem atraso de entrada em funcionamento do turbo e, assim, também o rotor do compressor ao qual está ligado.

O vídeo em baixo explica como funciona esta tecnologia: