Notícias Jeep celebra 75º aniversário com protótipo exclusivo

Jeep celebra 75º aniversário com protótipo exclusivo

O novo vídeo da Jeep mostra toda a evolução dos modelos da marca americana desde o histórico Willys MA ao novo protótipo Wrangler 75th Salute Concept.

Em 1940, o exército dos EUA informou os fabricantes de automóveis norte-americanos que estava à procura de um novo “veículo de reconhecimento”, para substituir as motorizadas da época e o “velho” Ford Model-T. De entre os 135 fabricantes, apenas três apresentaram propostas viáveis para a produção de um veículo de baixo peso, tração integral e com formas retangulares – a Willys-Overland, American Bantam e a Ford.

Ainda esse ano, as três marcas desenvolveram vários protótipos em tempo recorde para serem testados pelo exército dos EUA. Adivinham qual foi o escolhido? Isso mesmo, o Willys MB, que no ano seguinte começaria a ser produzido em massa pela Willys, marca que viria mais tarde a ficar conhecida simplesmente como Jeep.

Wrangler 75th Salute Concept

A NÃO PERDER: Jeep Renegade 1.4 MultiAir: o júnior da gama

75 anos depois, a Jeep acaba de lançar o Wrangler 75th Salute Concept (na imagem acima), uma edição especial comemorativa que presta homenagem ao Willys MB. Baseado no actual Wrangler de produção, este protótipo tenta replicar todo o aspeto do modelo lançado em 1941, sem portas nem barras estabilizadoras e com a cor do Willys MB original. O Wrangler 75th Salute Concept é alimentado por um motor V6 de 3.6 litros com transmissão manual de seis velocidades, e toda a sua montagem pode ser vista aqui.

Para assinalar esta data, a marca partilhou ainda um vídeo que faz uma retrospetiva dos seus principais modelos em pouco mais de um minuto e meio:

Segue a Razão Automóvel no Instagram e no Twitter