Citroën C2: o hot hatch com dois motores V6

Citroën C2: o hot hatch com dois motores V6

De simpático citadino a monstro com dois motores V6. Não é como começa, é como acaba.

Gary Stone, um “maluco” por hot hatches franceses decidiu transformar radicalmente o seu Citroën C2 VTR. Do «oito para o oitenta», trocou o motor 1.6 litros de 16 válvulas por um bloco V6 proveniente de um Peugeot 406. Correu tudo às mil maravilhas até o C2 ter incendiado na sua própria garagem. Fim do projeto, mas não do sonho… Convicto que um dia teria um Citroën C2 “à sua altura”, Gary não teve com meias medidas e comprou outro C2 (nas imagens).

A NÃO PERDER: Acordar e ter o carro transformado num «tuning» de papelão

Citroën C2

Para compensar a tragédia piromaníaca do antigo carro, Gary decidiu colocar não um, mas dois motores V6 semelhante ao que tinha usado anteriormente. Os dois motores (juntos) debitam 386cv e 535Nm de binário máximo. O motor dianteiro foi instalado sob um novo sub-chassi – feito por medida -, enquanto que o traseiro foi montado recorrendo às ligações ao solo e sub-chassi do 406. Para tornar as coisas ainda mais interessantes o diferencial traseiro foi soldado, pelo que está bloqueado a 100% (o orçamento era apertado). Because drift…

A nível de segurança, os discos de travão são de 320mm de diâmetro com pinças Brembo na dianteira e de 283mm na traseira. Coilovers da FK e rollbar integral completam o ramalhete. Um projecto muito interessante e um tanto ou quanto louco. Como nós gostamos…

Citroen C2

Citroën C2

Imagens: EuroTuner

Segue a Razão Automóvel no Instagram e no Twitter