Logótipo

A História dos Logótipos: Alfa Romeo

O logótipo da Alfa Romeo esconde a história de uma marca centenária, única e apaixonante.

O ano de 1910 ficou marcado por vários eventos históricos. Em Portugal, 1910 ficou marcado pela Implantação da República Portuguesa e a consequente alteração dos símbolos nacionais – a bandeira, o busto e o hino nacional. Já em Itália, uns meses antes da Revolução de 5 de Outubro, um outro acontecimento de enorme relevância – pelo menos para nós, petrolheads – teve lugar na cidade de Milão: a fundação da Anonima Lombarda Fabbrica Automobili, mais conhecida por Alfa Romeo.

Tal como o símbolo actual, o primeiro emblema da marca (na imagem em baixo) integrava três elementos principais, cada um com um significado próprio.

O anel azulado com a inscrição “Alfa Romeo Milano” representava a Família Real. A bandeira da cidade de Milão, com a cruz de São Jorge sobre um fundo branco, seguia a tradição de utilizar símbolos regionais nas competições. Por último, temos a serpente verde – Biscione – criada por Ottone Visconti, Arcebispo de Milão.

Existem várias versões para o Biscione: uns dizem que seria um ser mitológico que teria dado luz a uma criança, enquanto outros acreditavam que a cobra tivesse sido um presente do Arcebispo de Milão ao qual foi acrescentado um Sarraceno na boca para simbolizar a vitória após o domínio de Jerusalém.

Logótipo da Alfa Roemo
Logótipo Alfa Romeo (original)

Ao longo dos anos, o logótipo da Alfa Romeo foi sofrendo modificações, mas sem desvirtuar os símbolos originais. A maior alteração ocorreu em 1972, quando a marca retirou a palavra “Milano”. A última modificação aconteceu em 2015, com as linhas douradas a serem substituídas por cores prateadas. Segundo a marca, o novo símbolo é uma “combinação perfeita entre as proporções e geometria de cada elemento”.

Para os mais curiosos…

  • Em 1932, um importador francês convenceu a empresa a substituir a palavra “Milano” por “Paris” nos logótipos de todos os carros exportados para França. Esses emblemas da marca são hoje em dia uma raridade muito procurada por coleccionadores.
  • Após a Segunda Guerra Mundial, durante um curto período, foi usado um logótipo da Alfa Romeo mais simples, com as letras e figuras em metal polido e fundo em vermelho sangue.
  • Reza a História que Henry Ford costumava tirar o seu chapéu cada vez que via um Alfa Romeo passar…

Mais artigos em Clássicos

Os mais vistos