Notícias Os primeiros detalhes sobre a nova Segunda Circular

Os primeiros detalhes sobre a nova Segunda Circular

2ª Circular projeto

O debate em redor do projeto que pretende remodelar a principal via rápida de acesso a Lisboa ainda agora começou. Partilhamos convosco os primeiros detalhes.

O presidente da CML, Fernando Medina, apresentou ao longo desta semana cinco argumentos que justificam a aprovação do projeto da Segunda Circular. A essa informação adicionou a decisão de prolongar a consulta do público até dia 29 deste mês (sugestões devem ser dirigidas ao Presidente da Câmara Municipal de Lisboa para o e-mail: dmpo@cm-lisboa.pt). Toda a informação foi publicada ontem no site da autarquia.

Ainda no decorrer do dia de hoje, das 17.00h às 20.00h, o vereador do Urbanismo da CML, Manuel Salgado, vai estar presente numa sessão de esclarecimento sobre o projeto que segundo este irá aumentar a segurança, a fluidez e a sustentabilidade ambiental da Segunda Circular. Os mais céticos apontam o dedo à projeto, argumentando que a proposta do executivo camarário mais do que um projeto de urbanismo, é um projeto de arquitetura paisagística.

No círculo que se opõe a estas medidas estão os taxistas, os pilotos e a ACP (Automóvel Club de Portugal). Em prol das mesmas estão os arquitetos, engenheiros e técnicos paisagistas. A iniciativa aberta ao público vai ter lugar no auditório do Alto dos Moinhos e é organizada pela publicação Transportes em Revista.

A NÃO PERDER: Nunca se venderam tantos Lamborghini como em 2015

Entre as reformulações propostas estão a instalação de um separador central arborizado com 3,5 metros de largura – e com cerca de 7 mil árvores – a marcação da via da direita para entradas e saídas e a diminuição da largura das vias para 3,25 metros. A repavimentação da estrada, a reestruturação do sistema de drenagem, adoção de iluminação mais eficiente, a diminuição da velocidade máxima de 80km/h para 60km/h e o encerramento do acesso em 3 nós serão outras das principais medidas que a CML pretende levar avante.

 Outros dados relevantes sobre as obras na segunda circular
  • Início de obras: 1º semestre de 2016;
  • Duração prevista: 11 meses;
  • Investimento estimado: 12 milhões de euros;
  • Horário das obras: noturno.

Segue a Razão Automóvel no Instagram e no Twitter