Notícias Faz hoje 130 anos que nasceu o primeiro automóvel

Faz hoje 130 anos que nasceu o primeiro automóvel

O automóvel nasceu há 130 anos atrás, no dia 29 de janeiro de 1886, com o surgimento do Motorwagen – o veículo com motor a gasolina de Carl Benz.

Pelo peso que tem na história da indústria automóvel, muitos confundem o Ford Model T com o primeiro carro do mundo. Mas o Model T não foi o primeiro carro do mundo. O primeiro carro do mundo nasceu há 130 anos atrás, no dia 29 de janeiro de 1886 (data em que foi patenteado) e tem o nome de Motorwagen. Trata-se do veículo com motor a gasolina, de Carl Benz.

O Motorwagen tinha um motor monocilíndrico a quatro tempos com 954cc de cilindrada e desenvolvia uns estonteantes 0.75 CV às 400 rpm. A velocidade máxima era de apenas 16 km/h.

RELACIONADO: Mercedes-Benz W123 comemora 40 anos

Desde 2011 que a patente onde Carl Benz registou o Motorwagen faz parte do Registo da Memória do Mundo da UNESCO. Registo onde podemos encontrar documentos como a Bíblia de Gutenberg, a Magna Carta ou a obra “Mass em B Menor” de Johann Sebastian Bach. Quanto ao Motorwagen, o veículo encontra-se em exposição no Museu Mercedes-Benz, em Estugarda. O Museu celebra o seu décimo aniversário em 2016, tendo recebido até à data mais de sete milhões de visitantes.

Der erste serienmäßig erstellte Motorwagen des badischen Erfinders Carl Benz aus dem Jahre 1894. Fotografiert im Daimler Museum in Stuttgart.

A NÃO PERDER: A emancipação do automóvel está próxima. Da infância à idade adulta

Segue a Razão Automóvel no Instagram e no Twitter