Notícias Jaguar Heritage Challenge regressa em 2016

Jaguar Heritage Challenge regressa em 2016

A segunda temporada do Jaguar Heritage Challenge, o campeonato de modelos clássicos da Jaguar aberto a modelos anteriores a 1966, tem luz verde para 2016.

Depois de uma primeira temporada bem sucedida, que contou com cerca de 100 pilotos, a Jaguar decidiu repetir o desafio. A primeira prova da segunda temporada está prevista para o Donington Historic Festival, a 30 de abril de 2016, e a peculiar “quinta prova” será confirmada durante as próximas semanas. Sabe-se também que o Nürburgring Oldtimer Grand Prix será incluído no calendário pelo segundo ano consecutivo.

O campeonato de 2016 da Jaguar Heritage Challenge Race Series será disputado ao longo de quatro fins de semana entre abril e agosto, onde os pilotos terão a oportunidade de competir em circuitos de renome do Reino Unido e da Alemanha, e de uma quinta prova muito especial cuja data será confirmada durante as próximas semanas.

Datas confirmadas para o campeonato de 2016 da Jaguar Heritage Challenge Race Series:

  • Donington Historic Festival: 30 de abril – 2 de maio
  • Brands Hatch Super Prix: 2 e 3 de julho
  • Nürburgring Oldtimer Grand Prix: 12 – 14 de agosto
  • Oulton Park: 27 – 29 de agosto

Uma grande variedade de modelos da história da Jaguar estiveram representados em 2015, incluindo um E-Type (SSN 300), que tinha pertencido a Sir Jackie Stewart e que foi conduzido por Mike Wilkinson e John Bussell – venceu a geral na última ronda em Oulton Park. Em conjunto com uma gama de impressionantes D-type Mkl e Mkll, E-Type, XK120 e XK150 representaram os clássicos mais emblemáticos da marca. O anúncio deste novo calendário de provas coincide com a divulgação dos vencedores dos prémios Jaguar Heritage Challenge 2015, em reconhecimento de uma temporada apaixonante de corridas históricas memoráveis.

O vencedor global, que realizou uma temporada totalmente sólida e notável, foi Andy Wallace e a sua berlina MkI. Com dois segundos lugares na primeira prova em Donington Park e Brands Hatch, Andy registou três vitórias na Classe B, o que lhe valeu a quantidade máxima de pontos na classificação final.

“É uma honra receber o galardão máximo no Jaguar Heritage Challenge, dado que foi tremendamente divertido competir com tantos pilotos talentosos, bem como numa grelha tão variada de modelos Jaguar Heritage. Mal posso esperar por voltar ao desafio da competição no Challenge de 2016.” | Andy Wallace

Voltando aos resultados, Bob Binfield terminou em segundo lugar na geral. Binfield, com o seu impressionante E-Type, conseguiu um primeiro lugar, dois segundos lugares e o terceiro lugar nas cinco provas, não tendo conseguido classificação em Brands Hatch. John Burton completou o pódio na cerimónia de prémios após ter obtido duas vitórias espetaculares em Brands Hatch e Oulton Park e um segundo lugar em Nürburgring.

VEJAM TAMBÉM: Coleção Baillon: uma centena de clássicos deixada à mercê do tempo

Os vencedores receberam um relógio Bremont da coleção Jaguar e um conjunto de bagagem Globetrotter. Foi também atribuído um prémio especial Spirit of the Series a Martin O’Connell, que participou em quatro das cinco provas e teve um início perfeito ao vencer na sua categoria e a geral na primeira ronda. No entanto, a sorte não esteve do seu lado e três problemas mecânicos obrigaram-no a abandonar as três provas restantes. Mostrou sempre excelentes capacidades de condução e até ter que entrar nas boxes encontrava-se na liderança de todas as provas.

“Em conjunto com a gama de peças Heritage Parts e a restauração de veículos, o Jaguar Heritage Challenge tem como objetivo apoiar e fomentar a paixão pela marca Jaguar e pelos seus modelos icónicos. As provas e a camaradagem entre os pilotos foram algo fantástico de presenciar e proporcionaram uma homenagem merecida ao pedigree rico de competição da marca”. | Tim Hanning, Responsável pela Jaguar Land Rover Heritage

Os pilotos que desejem participar no campeonato de 2016 podem visitar o site específico da nova temporada em http://www.hscc.org.uk/jaguar-heritage-challenge para informação mais detalhada sobre como participar.

Mais informação, imagens e vídeos sobre a Jaguar em www.media.jaguar.com

Segue a Razão Automóvel no Instagram e no Twitter