Volkswagen Passat Alltrack já está à venda em Portugal

Volkswagen Passat Alltrack já está à venda em Portugal

Três anos após o lançamento da primeira geração do Passat Alltrack, a Volkswagen mantém o objectivo de preencher a lacuna existente entre os mundos “On-road” e “Off-road”.

O novo Volkswagen Passat Alltrack começa agora a circular nas estradas portuguesas, apresentando-se como uma nova versão do Passat Variant com uma carroçaria mais elevada em relação ao solo e com proteções na parte inferior. Estas alterações, em conjunto com o sistema de tração 4Motion, tÊm como finalidade facilitar a condução em estradas irregulares.

Debaixo do capot

As motorizações disponíveis para o Passat Alltrack no mercado nacional são repartidas entre três blocos TDI, equipados com o sistema “Start/Stop” e o modo de travagem regenerativo. O motor de entrada é um bloco 2.0 TDI com uma potência de 150 Cv entre as 3.500 e as 4.000 rpm e um binário máximo de 340 Nm, acoplado a uma caixa manual de 6 velocidades. A velocidade máxima é de 205 km/h e a aceleração dos 0-100 km/h cumpre-se em 9,2 segundos. No campo dos consumos, o valor médio ponderado é de 4,9 l/100 km.

Volkswagen Passat Alltrack

Por sua vez, o segundo motor 2.0 TDI apresenta uma potência de 190 Cv entre as 3.600 e as 4.000 rpm e um binário máximo de 400 Nm e caixa DSG 6 de série. A velocidade máxima é de 220 km/h e a aceleração dos 0-100 km/h cumpre-se em 8 segundos. O valor de consumo médio ponderado varia entre 5,1 e 5,2 l/100 km.

Por último, está disponível um bloco turbodiesel de 4 cilindros bastante mais potente: um motor bi-turbo de 2.0 litros com 240 Cv de potência às 4.000 rpm, 500 Nm disponíveis às 2500 rpmm equipado de série com caixa DSG 7 e a apresentar um consumo médio ponderado de 5,5 l/100 km. As prestações também são as mais interessantes: aqui a velocidade máxima é de 234 km/h e a aceleração dos 0-100 km/h cumpre-se em 6,4 segundos.

Tração integral

O Passat Alltrack foi projectado para beneficiar de um rendimento idêntico quer em estrada quer fora-de-estrada. A base técnica está na tracção integral 4MOTION com embraiagem Haldex de quinta geração. O Alltrack está ainda equipado com o sistema XDS+ nos eixos dianteiro e traseiro que, quando o veículo aborda uma curva a uma velocidade mais elevada, trava o veículo de uma forma optimizada, melhorando igualmente o comportamento da direcção.

VEJAM TAMBÉM: Audi quattro Offroad Experience pelas planícies alentejanas

Todos os Passat Alltrack apresentam uma selecção de perfis de condução de série: “Eco”, “Normal”, “Sport”, “Off-road”, “Comfort” e “Individual”. Destes destacamos a condução “Off-road”, que se traduz num poder de tracção completamente diferente que auxilia o exercício da condução fora-de-estrada. Assim que o perfil é ativado na consola central, o modo de condução é visualizado no ecrã do sistema de informação.

Exterior com perfil aventureiro

No exterior, a segunda geração do Passat Alltrack baseia-se no Passat Variant, sendo imediatamente reconhecida pelo seu desenho personalizado, sugerindo uma espécie de SUV crossover. De série é proposto com barras de tejadilho anodizadas, enquanto a distância ao solo foi aumentada em 2,75 centímetros. O espaço para bagagens possui dimensões generosas (de 639 a 1769 litros).

Volkswagen Passat Alltrack

Também no interior do habitáculo o Passat Alltrack foi adaptado às características individuais deste modelo. A personalização desta versão estende-se aos detalhes na zona inferior de acesso às portas e aos bancos confort, passando pelos tapetes com costuras duplas. Adicionalmente, foi também personalizado o ecrã “Activ Info Display” e a interface para telemóveis, através da qual existe a possibilidade de uma ligação ao Smartphone com a antena exterior do Passat Alltrack.

O veículo dispõe de uma ampla gama de assistentes de condução e sistemas de informação e entretenimento. Algumas destas tecnologias são o sistema “Head-up-Display” (que projeta a informação no para-brisas), o sistema “Front Assist Plus” com assistente de travagem de emergência em cidade e reconhecimento de peões, o sistema “Traffic Jam Assist” (ajuda de condução no trafego), o “Rear Traffic Alert” (deteta os veículos que se aproximam pelas partes laterais durante o estacionamento em marcha-atrás) e o sistema “Trailer Assist” (manobra de reboque assistida).

Volkswagen Passat Alltrack

VEJAM TAMBÉM: Para o Dia Mundial do Cinema escolhemos 10 celebridades de quatro rodas

A Volkswagen dá novamente as boas-vindas a dois gigantes americanos: a Apple e a Google. Os novos sistemas de informação e entretenimento integram mecanismos de conectividade com dispositivos externos. A plataforma “App Connect” inclui os sistemas “MirrorLink”, “CarPlay” (Apple) e “Android Auto” (Google) – os dois últimos disponíveis este ano pela primeira vez na Volkswagen e que também já encontramos no novo Volkswagen Touran.

A dinâmica e versatilidade do novo Volkswagen Passat Alltrack são os trunfos da marca alemã, que com este crossover tenta provar que é possível aliar o melhor de dois mundos: “On-road” e “Off-road”. O veículo está disponível em Portugal com preços a partir dos 41 mil euros (ver tabela em baixo).

Segue a Razão Automóvel no Instagram e no Twitter