SkyActiv-R: Mazda regressa às motorizações Wankel

Muito se tem especulado sobre o próximo desportivo da Mazda. Felizmente a Mazda acaba de confirmar o essencial: irá recorrer a um motor Wankel de nome SkyActiv-R.

Há algumas semanas atrás a Razão Automóvel juntou-se ao coro de publicações que tentou adivinhar as linhas mestras do próximo desportivo da Mazda. Não falhámos por muito, ou pelo menos, não falhámos no essencial.

Em declarações à Autocar, o diretor de R&D da Mazda, Kiyoshi Fugiwara disse aquilo que todos nós queríamos ouvir: que os motores Wankel vão regressar à Mazda. “A maioria das pessoas acha que os motores Wankel não conseguem respeitar as normas ambientais”, “este motor é essencial para nós, faz parte do nosso ADN e queremos transmitir o nosso saber para as gerações futuras. Algures no futuro vamos voltar a utilizá-lo num modelo desportivo e vamos chamar-lhe SkyActiv-R”, disse.

A não perder: Um Mazda 787B a gritar em Le Mans, por favor. 

O mais provável candidato ao novo motor SkyActiv-R é o concept que a Mazda vai apresentar no final deste mês no Salão de Tóquio “um coupé de duas portas e dois lugares [na imagem em destaque]. Já temos o MX-5 e agora queremos outro desportivo mas com motor Wankel”, disse o CEO da Mazda, Masamichi Kogai. Lançar um desportivo com motor Wankel “é o nosso sonho, e não queremos esperar muito mais tempo por ele”, disse responsável máximo da marca nipónica.

Quanto ao lançamento, Masamichi Kogai não quis avançar datas, “não quero colocar ainda mais pressão nos nossos engenheiros (risos)”. Acreditamos que a data mais provável para o lançamento deste novo desportivo é 2018, ano em que as motorizações Wankel comemoram 40 anos em modelos Mazda.

Segue a Razão Automóvel no Instagram e no Twitter

Mais artigos em Notícias

Os mais vistos

Pub