Notícias Concept da Mazda dá pistas sobre o futuro desportivo da marca

Concept da Mazda dá pistas sobre o futuro desportivo da marca

A Mazda revelou as primeiras imagens do concept que servirá de inspiração ao próximo desportivo da marca. Espera-se um sucessor do RX-8 inspirado no RX-7, a geração mais amada do modelo nipónico.

A marca japonesa levantou o véu do seu mais recente concept a menos de um mês do Salão de Tóquio. Nesta primeira imagem, conseguimos visualizar as linhas da linguagem KODO – Alma em Movimento, um conceito de design verdadeiramente nipónico, atualmente presente em toda a gama do construtor sediado na cidade de Hiroshima e que surge neste concept misturado com elementos inspirados em antigos modelos da marca.

RELACIONADO: A nossa entrevista a Ikuo Maeda, diretor global de design da Mazda

Pela internet encontramos imensa especulação acerca do posicionamento deste concept. Há quem defenda tratar-se de um GT puro e duro, um espécie de sucessor do Mazda Cosmo, e há quem defenda tratar-se de um reinterpretação moderna do aclamado Mazda RX-7 . A Mazda prefere descrevê-lo como uma “condensação” de toda a história dos carros desportivos até agora criados pela marca, num só modelo.

1967_Mazda_Cosmo

Caso venha a materializar-se o regresso das motorizações Wankel à gama Mazda, poderemos estar diante um concept de antevisão ao próximo modelo RX.  Relembramos que a primeira geração do RX-8 foi descontinuada em 2012 por não respeitar as normas de emissões que se tornaram mais restritas nesse ano. Posto isto, não é garantido que a versão de produção adopte este tipo de motorização. A marca afirma que não irá produzir um modelo com motor Wankel até que este formato corresponda aos padrões de motores convencionais (Otto) em termos de fiabilidade e eficiência. A boa notícia é que a Mazda nunca cessou o desenvolvimento e pesquisas e torno desta arquitectura.

VEJAM TAMBÉM: Ao volante do novo Mazda MX-5

Foram ainda divulgados detalhes de outros modelos que estarão disponíveis stand da Mazda no Salão de Tóquio, incluindo o Mazda Cosmo Sport 110S de 1967, o primeiro modelo de equipado com uma motorização rotativa da Mazda, assim como o concept do Mazda Koeru, um SUV crossover que a marca apresentou mundialmente no Salão de Frankfurt. O novo concept será desvendado na íntegra no Salão de Tóquio, dia 28 de Outubro, dia de arranque do certame.

Não deixes de nos seguir no Instagram e no Twitter