Honda NSX (finalmente!) revelado

Honda NSX (finalmente!) revelado

A espera foi longa – alguns dirão que demasiado longa…– mas o sucessor da 1ª geração do Honda NSX acaba de ser apresentado. Desenvolvido no departamento americano da marca nipónica, é com naturalidade que assistimos à sua apresentação no Salão de Detroit.

Caixa de dupla-embraiagem com 9 velocidades, motor V6 twin-turbo com mais de 550cv de potência, três motores elétricos (dois dedicados ao eixo dianteiro) e mais um sem fim de inovações tecnológicas que davam para encher um livro de 100 páginas. São apenas algumas das premissas do novo Honda NSX, o sucessor do modelo que nos anos 90 ensinou duas ou três «coisinhas» aos construtores europeus e americanos.

RELACIONADO: Conheçam a história do Honda NSX que colocou em causa a superioridade dos desportivos europeus

Honda NSX 2016 12

Nesta segunda vida do «Ferrari japonês», o motor V6 twin-turbo surge associado a três motores elétricos: dois na dianteira, responsáveis pela tração do respetivo eixo, e um na traseira (montado entre a caixa de velocidades e o motor) responsável por auxiliar o motor de combustão, inteiramente dedicado à tração das rodas traseiras.

Portanto, não há nenhuma ligação mecânica entre o eixo dianteiro, motor e eixo traseiro. A gestão da distribuição vetorial de binário fica entregue a um cérebro eletrónico que Honda apelida de Sport Hybrid Super Handling All-Wheel Drive. Confuso mas certamente eficiente.

A Honda sabe muito bem o que está em jogo, e depois de anos e anos de espera os mais acérrimos amantes da marca não vão tolerar erros. É por isso que o novo NSX vem equipado com um chassi construídos integralmente nos materiais mais nobres, recorre a travões com pinças de seis pistões (quatro nas rodas traseiras) e discos em carbo-cerâmica. Entre outros detalhes que dentro em breve serão revelados.

Galeria completa de imagens: