Notícias Bosch torna realidade a ficção de Hollywood

Bosch torna realidade a ficção de Hollywood

O futuro é hoje. Veículos com tecnologia da Bosch já podem conduzir-se a si próprios de forma automatizada. Veículos como o K.I.T.T são hoje uma realidade.

Hollywood foi o primeiro a consegui-lo: nos anos 80, a fábrica de sonhos criou a série de ação “Knight Rider” que apresenta um carro que fala e – mais importante – que é autónomo na sua condução, um Pontiac Firebird Trans Am chamado K.I.T.T.

RELACIONADO: Venham connosco beber um «sumo» à base de cevada e falar de automóveis. Alinham?

Quase 30 anos mais tarde, a condução automatizada já não é mais uma fantasia da televisão. “A Bosch está a tornar a ficção científica parte da realidade, um passo de cada vez”, afirma Dirk Hoheisel, membro do Conselho de Gestão Bosch. Carros equipados com tecnologia Bosch são já capazes de ter uma condução automática e conduzir de forma autónoma em certas situações, como em tráfego intenso ou a estacionar. Uma das várias soluções apresentadas no Mercado de Inteligência de Veículos durante o CES, a decorrer em Las Vegas.

Bosch_KITT_06

Sendo um dos maiores fornecedores de soluções de mobilidade, a Bosch tem vindo a trabalhar no projeto de condução automatizada desde 2011 em dois locais – Palo Alto, na Califórnia e em Abstatt, na Alemanha. As equipas das duas localidades podem recorrer a uma rede mundial de mais de 5.000 engenheiros da Bosch na área dos sistemas de assistência ao condutor. A motivação subjacente ao desenvolvimento da Bosch é a segurança. Estima-se que ocorrem, por ano, 1,3 milhões de mortes no trânsito em todo o mundo, e os números continuam a subir. Em 90 por cento dos casos, o erro humano é a causa dos acidentes.

Da previsão de travagem de emergência até à assistência de tráfego

Aliviar os condutores de tarefas de condução em situações críticas de tráfego pode salvar vidas. Estudos sugerem que na Alemanha, até 72 por cento de todas as colisões traseiras, que resultam em mortes, poderiam ser evitadas se todos os carros estivessem equipados com o sistema de previsão de travagem de emergência da Bosch. Os condutores também podem chegar ao seu destino em segurança e com o stress reduzido utilizando o assistente de tráfego da Bosch. Com velocidades de até 60 quilómetros por hora, o assistente trava automaticamente em trânsito intenso, acelera, e mantém o carro na sua faixa de rodagem.