Conheçam o novo Mazda MX-5 2016

Conheçam o novo Mazda MX-5 2016

O novo Mazda MX-5 2016 foi revelado esta noite à imprensa mundial. Conheçam os detalhes do mais recente elemento da histórica linhagem MX-5.

Apresentado em simultâneo em três locais diferentes (Europa, Japão e E.U.A) o novo Mazda MX-5 2016 é dos modelos mais importantes para a marca japonesa. Sobre ele recaí a responsabilidade de assinalar os 25 anos de um modelo que durante este período, ganhou uma legiões de fãs em todo o mundo.

A comercialização do novo MX-5 arranca já no próximo ano, como se de um modelo de 2016 se tratasse – daí a designação 2016 invés de 2015. Mas vamos a detalhes concretos.

O design, ainda que profundamente inspirado pelos seus antecessores, é a mais recente interpretação da atual linguagem estilística da marca, a KODO – Alma em movimento.

Um dos grandes destaques deste tão aguardado modelo, vai para o chassi com tecnologia SKYACTIVE, que pela primeira vez surge numa configuração tracção traseira. O novo Mazda MX-5 2016 é 105mm mais curto, 20mm mais baixo e 10mm mais largo que o seu antecessor. Esta redução nas dimensões em conjunto com a utilização de materiais mais leves resultou numa poupança de 100kg face à geração actualmente em comercialização.

VEJAM TAMBÉM: Cristiano Ronaldo desafia Jenson Button em pista

Outra das novidades desta geração – e que deixa antever uma dinâmica ainda mais apurada – é a diminuição do centro gravítico e a repartição equitativa de peso entre os eixos. Graças à colocação dianteira-central do motor, pela primeira vez o MX-5 terá uma repartição de pesos 50/50 em cada eixo.

Quanto a motores, a Mazda «fechou-se em copas» e não adiantou detalhes durante a apresentação. Mas numa primeira fase esperam-se duas motorizações: uma com 1.500 cc e outra mais potente com 2.000cc. Cada uma com cerca de 140 e 200 cv de potência respectivamente.

Numa segunda fase, a marca não descarta a possibilidade de lançar uma versão com capota metálica, tal como sucedeu com o modelo actual. Isto promete! Fiquem com a galeria: