Notícias GP de Singapura: Hamilton lidera campeonato do mundo

GP de Singapura: Hamilton lidera campeonato do mundo

Foi um domingo de emoções no Grande Prémio de Singapura. Duas horas de corrida com Hamilton a equilibrar os números e a ficar à frente de Vettel, depois de ultrapassar para a vitória.

A cinco corridas do fim do campeonato Hamilton vence em Singapura e sobe ao primeiro lugar. É a 7ª vitória de Hamilton esta temporada e a 29ª da carreira.

Depois de roubar a “pole” a Rosberg “à James Bond” (0,007 seg. mais rápido que o colega), Hamilton acaba por equilibrar as contas. Uma falha da equipa Mercedes, com o carro de Nico Rosberg a apresentar grandes dificuldades desde a partida, o piloto da Mercedes desistiu na 14ª volta.

Um toque entre Sergio Perez e Adrian Sutil levou à entrada do Safety Car na 31ª volta. O Sauber de Sutil perdeu a asa traseira e deixou destroços espalhados pela pista. O Safety Car saiu de pista na 37ª volta.

A entrada do Safety Car deu a Hamilton uma grande vantagem. Com pneus super macios conseguiu distanciar-se de Vettel (2º) e Ricciardo (3º). A ganhar distância, Hamilton ficou 30 voltas com os pneus super macios da Pirelli, uma prestação notável tendo em conta o ritmo elevado do piloto britânico.

As idas às boxes ficaram marcadas pelas 4 paragens de Perez, sendo uma delas para mudar a frente depois do toque e claro, pela troca de pneus de Hamilton, o que permitiu a Vettel passar para a liderança durante 1 volta.

Sem aguentar a pressão, Vettel acabou o Grande Prémio de Singapura a ver a traseira da flecha prateada de Lewis Hamilton a 17,5 segundos de distância. Mais atrás, o francês Vergne que tinha sido penalizado em 5 segundos, na última volta deu tudo e com duas ultrapassagens arriscadas conseguiu manter o sexto lugar, passando Raikkonen e Bottas.

A última volta foi frustrante para Valtteri Bottas, um dos maiores perdedores deste Grande Prémio, que sem pneus acabou por sair dos lugares pontuáveis (11º).

Com dois Red Bull no pódio (2º Vettel, 3º Ricciardo) algo que não acontecia desde o Grande Prémio do Canadá, o centro das atenções fica em Hamilton. Vettel, que foi quatro vezes campeão do mundo, termina no segundo lugar, naquela que foi a sua melhor prestação do campeonato. Alonso terminou em 4º lugar, sem conseguir aproximar-se do Red Bull de Ricciardo.

Na tabela geral Hamilton lidera com 3 pontos de vantagem sobre o colega de equipa (N.Rosberg) e Ricciardo está em terceiro. No campeonato de construtores a Mercedes aproxima-se do número de pontos para garantir a vitória: Mercedes 479 pontos, Red Bull Racing Renault – 305, Williams Mercedes – 187, Ferrari – 178.

Classificação final Grande Prémio de Singapura:

1º Lewis Hamilton (Mercedes)
2º Sebastian Vettel (Red Bull)
3º Daniel Ricciardo (Red Bull)
4º Fernando Alonso (Ferrari)
5º Felipe Massa (Williams)
6º Jean-Eric Vergne (Toro Rosso)
7º Sergio Perez (Force India)
8º Kimi Raikkonen (Ferrari)
9º Nico Hulkenberg (Force India)
10º Kevin Magnussen (McLaren)
11º Valtteri Bottas (Williams)
12º Pastor Maldonado (Lotus)
13º Romain Grosjean (Lotus)
14º Daniil Kvyat (Toro Rosso)
15º Marcus Ericsson (Caterham)
16º Jules Bianchi (Marussia)
17º Max Chilton (Marussia)

Abondonos:

Volta de apresentação – Kamui Kobayashi (Caterham)
14ª volta – Nico Rosberg (Mercedes)
18ª volta – Esteban Gutierrez (Sauber)
41ª volta – Adrian Sutil (Sauber)
54ª volta – Jenson Button (McLaren)