Rallye de Inverno 2014: o fascínio das provas de regularidade

Rallye de Inverno 2014: o fascínio das provas de regularidade

O inverno está aí e com ele, os ralis de inverno nacionais, provas de regularidade nas quais podemos ver os clássicos a espalhar magia por estradas nacionais, e não só.

Desta vez trazemos-vos o resumo do Rally de Inverno 2014 (Verde Pino), que decorreu no passado dia 25 de Janeiro de 2014.

img_0746

Para a inscrição no Rallye de Inverno 2014, os veículos devem possuir pelo menos 25 anos de idade, o que apressou as inscrições em massa com quase 100 inscritos, mas que no final se ficaram apenas por 87 equipas, com 48 no grupo de clássicos e 39 nos desportivos.

A primeira sessão do Rallye de Inverno 2014 iniciou-se com uma meteorologia menos favorável, abrindo com alguma chuva miúda. Mas nada que atrapalhe, e que até beneficiou o espetáculo.

IMG_2919

A primeira cartada decisiva desta prova foi disputada no Kartódromo de Leiria, com pista reservada, as equipas aproveitaram para dar logo o seu melhor.

No final da 1ª sessão após 6 classificativas, as equipas mais fortes já se demarcavam das restantes: nos clássicos, nota aqui para a equipa “Youdrive”, composta por Samuel Jorge/José Jorge aos comandos do Opel 1904 SR. Os ralis são sempre provas duras, quer seja para pilotos ou máquinas, e na 2ª sessão alguns carros não aguentaram os “castigos” impostos pelos seus pilotos.

img_0821

A classificação final nos clássicos veio comprovar o rigor e concentração da equipa “Youdrive” de Samuel Jorge/ José Santos, com o Opel 1904 SR a sagrar-se vencedor. Mas as coisas não poderiam ter corrido melhor para a equipa “Youdrive” com uma dobradinha, pois o 2º lugar também foi ocupado pela mesma equipa, aqui com Filipe Neves/Marco Silva aos comandos do BMW 325is. No honroso 3º lugar, ficaram Rui Ribeiro/Pedro Fernandes, aos comandos do Ford Escort RS1600.

Mais uma vez na classe desportivos, uma dobradinha nos lugares cimeiros: a equipa J.Santos viu António Silva/Rui Henriques arrecadar o 1º lugar e em 2º lugar Joaquim Alves/Miguel Reis, ambos com Porsche 911. O 3º lugar foi ocupado por Pedro Santiago/Felipe Menezes, a bordo do BMW 320is.

Fiquem com a foto galeria dos espetaculares clássicos em ação.

Imagens: Núcleo Desportos Motorizados de Leiria / fsc