Lotus Elise S Club Racer: Simuladores de condução, para quê?

Para a Lotus, os principais valores da marca, sempre se basearam num conceito muito simples: um conjunto o mais leve possível e uma justa relação peso/potência.

Retendo as premissas de Colin Chapman fundador da Lotus, apresentamos-vos a sua mais recente proposta radical para os track days. A gama Elise recebe um novo reforço, para os amantes dos track days puros e duros, que não se preocupam com um carro confortável e que só querem realmente desfrutar do hardcore da condução, apresentamos-vos o Lotus Elise S Club Racer.

2013-Lotus-Elise-S-Club-Racer-Interior-1-1024x768

Tendo em conta por terras britânicas, a popularidade do Elise Club Racer, disponível com o bloco de 1.6 litros, a Lotus quis dar um passo em frente, na sua oferta e reforçar as propostas puras e duras da marca.

Com a necessidade em mente, de colmatar uma lacuna na família Club Racer, com uma oferta mais potente, a Lotus, tira um coelho da cartola e antecipa-se com o Lotus Elise S Club Racer, equipado com o bloco de 1.8 litros Dual VVT-i 16V, de origem Toyota, sobrealimentado com compressor volumétrico Magnuson R900, cortesia da Eaton.

Continuamos com os mesmos 220 cavalos às 6800rpm e com 250Nm às 4600rpm. Mas, vamos a detalhes sobre o Lotus Elise S Club Racer, uma máquina que nasceu para ser visceral nas experiencias que nos quer transmitir.

2013-Lotus-Elise-S-Club-Racer-Details-2-1024x768

O Lotus Elise S Club Racer, demarca-se da restante gama, com detalhes, como a gama de cores mais alegres, mas com acabamento mate. Do lado da experiencia de condução o Elise S Club Racer conta com acertos e melhoras na performance e comportamento dinâmico.

Em termos práticos, podemos começar por enunciar a magnifica dieta, a que o Lotus Elise S Club Racer se sujeitou, reduzindo ao conjunto 19,56kg, face ao seu irmão Elise S, o que permite ao Lotus Elise S Club Racer, pesar uns 905kg, levíssimo, até quando comparado com citadinos que parecem feitos de cartão.

A performance, sai reforçada pelos números, assim sendo temos uma aceleração dos 0 aos 100km/h em 4,6s e dos 0 aos 160km/h em 11,2s, a velocidade máxima não sendo estonteante, num carro de dimensões como o Lotus Elise S Club Racer, faz-nos parecer que os anunciados 234km/h, pareçam na verdade muito mais.

2013-Lotus-Elise-S-Club-Racer-Details-3-1024x768

Os consumos, uma agradável surpresa, média declarada de 7,5l por cada 100km, com 175g/km de emissões de CO2.
A relação peso potência do Lotus Elise S Club Racer, coloca-nos na fasquia dos 243 cavalos por tonelada, ou no sistema métrico, mais precisamente 4,11kg/cv, deixando completamente para tás o seu irmão Elise S, em mais de 10 cavalos por tonelada.

Mas não é tudo para os verdadeiros entusiastas dos track days a Lotus, deixou um mimo para os proprietários dos Elise S Club Racer, ou seja, se os futuros proprietários optarem pela caixa de admissão da TRD, conseguem salvar mais 8kg ao peso total do Lotus Elise S Club Racer, incrível pois este Elise, não tem nada de subnutrido, no seu saudável aspeto.

Para a melhor experiencia ao volante, a caixa continua a ser a manual de 6 velocidades, e o Elise S Club Racer, continua equipado com travões da AP Racing. O preço é um dos principais óbices deste Lotus Elise Club S, que no nosso mercado, ficará com um valor de aquisição a rondar os 57.000€.

2013-Lotus-Elise-S-Club-Racer-Interior-2-1024x768

O Lotus Elise S Club Racer, não terá uma vida fácil, pois o preço acaba por colocá-lo frente a outros rivais, vocacionados para os track days, que conseguem oferecer mais potência e mais diversão pelo mesmo valor, no entanto para os fãs da marca, esta é a proposta que faltava, com caracter mais agressivo e mais purista.

2013-Lotus-Elise-S-Club-Racer-Details-1-1024x768

Mais artigos em Notícias

Os mais vistos

Pub