Notícias Atenção: Sistema informático permite roubar carros da BMW em poucos minutos

Atenção: Sistema informático permite roubar carros da BMW em poucos minutos

A BMW parece estar com um problema entre mãos, inúmeras viaturas têm sido alvo de furtos high tech.

Não se trata de meros assaltos, os ladrões recorrem a um sistema informático para furtar a viatura. Em apenas 2 minutos os ladrões conseguem colocar o carro a trabalhar, usando apenas uma chave BMW em branco e um sistema computadorizado portátil existente à venda na internet.

Este tipo de roubo já se tornou usual e é usado em todo o mundo. A BMW em resposta à cadeia de televisão BBC, afirma que o sistema informático é posterior ao lançamento dos modelos e que está a trabalhar em conjunto com as forças policiais de todo o mundo e com a SMMT (The Society of Motor Manufacturers and Traders) de modo a acabar com o problema.

Afirmam ainda que isto não significa que as viaturas tenham defeito, e que legalmente não são obrigados a realizar qualquer tipo de ação. No entanto, e sendo a BMW uma marca que leva a segurança muito a sério, iniciou-se logo um processo de investigação.

As viaturas furtadas estão equipadas com uma chave igual a esta.
As viaturas furtadas estão equipadas com uma chave igual a esta.

A marca alemã salienta convictamente que todos os carros cumprem à risca todas as normas de segurança, e que não existe nenhum problema específico com a BMW. Porque à semelhança da marca bávara, outros fabricantes debatem-se com o mesmo problema.

Tanto a BMW como restantes marcas e proprietários são vítimas de um crime organizado. Está em marcha um processo de reforço da segurança em modelos como o X5 (antes de setembro) e X6. A BMW contactou os proprietários e está em campo a realizar os trabalhos necessários.

A BMW tranquiliza também os proprietários dos modelos mais recentes, o novo Série 3, Série 5, Série 6 e Série 7 estão imunes a este tipo de roubo, aliás, nenhum BMW construído após setembro de 2011 pode ser alvo deste método.

Texto: Marco Nunes