FPV Pursuit Ute: Não faz sentido… nem precisa!

FPV Pursuit Ute: Não faz sentido… nem precisa!

Quem foi a mente brilhante que se lembrou de colocar um motor com mais de 400cv numa pick-up? Não faz sentido pois não? Nem precisa!

A industria automóvel está pejada de contra-censos, carros que fazem todo o sentido mas que são autênticos abortos da engenharia. O Fiat Multipla por exemplo, um compêndio de modularidade, sentido prático e filosofia “user-friendly” mas que é tão desejável como a chuva em Agosto. E depois há outros, que não fazem sentido absolutamente nenhum e nós adoramos. O FPV Pursuit Ute, faz parte deste último grupo.

Quando falamos de automóveis que não fazem sentido, normalmente são oriundos ou da América ou do Japão. Certo? Errado! Há uma ilha – a que alguns teimam chamar de continente… – plantada a sul do globo chamada Austrália, que também tem um palavra a dizer sobre esta matéria. Não sabemos se é do isolamento, mas aquela malta desenvolveu uma forma muito peculiar de pensar o automóvel. Vamos chamar-lhe EPALA: Escola do Pensamento Automóvel Libertador Australiano.

O mais recente discípulo da EPALA é o FPV Pursuit Ute. Nada mais nada menos do que uma pick-up – sim uma pick-up… – equipada com um motor de 5.000 cm3 e 8 cilindros em V alimentados por um compressor volumétrico. Um bloco capaz de gerar a aterradora cifra de 422cv de potência máxima e 545Nm de binário entre as 2000 e as 5000rpm!Podia-vos falar dos bancos desportivos, das jantes GT RSPEC, da decoração exterior “mulheres-olhem-para-mim-homens-roam-se-de-inveja”, ou do sistema de som. Mas seria falar de coisas menores. Nesta pick-up produzida pela Ford Performance Vehicles (FPV) tudo gira em torno de algo maior: as sensações!

Esqueçam os chassis super-evoluídos, suspensões com geometria XPTO e sistemas electrónicos capazes de refrear os ânimos de uma central nuclear. Aqui é tudo à grande e à Australiana. Falta aderência? Mete borracha! Há potência a mais? Acelera menos! Foge de traseira? Atina-te com o volante! Simples não é?

Quanto a performances, não foram divulgados os valores das acelerações dos 0-100km/h nem a velocidade máxima. Há quem diga que os engenheiros da FPV estavam tão entretidos a fazer power-slides e a derreter gasolina que nem se lembraram de medir esses valores. Mais uma vez… detalhes! Não sabemos os números concretos, mas temos a certeza que esta pick-up não se intimida frente a um BMW M3 ou a um Porsche 911.

Vão ser produzidas 75 unidades da FPV Pursuit Ute. Se quiseres dar um pulinho à Austrália fica a saber que podes trazer um exemplar destes por 61.000 USD. Se comprares uma diz-nos ok?


Texto: Guilherme Ferreira da Costa