Clássicos Audi Sport quattro S1 regressa a Pikes Peak

Audi Sport quattro S1 regressa a Pikes Peak

Adivinhem quem voltou… O mitico Audi Sport Quattro S1, para muitos, o melhor carro de rali de sempre! (Pelo menos para mim, é…)

O polémico modelo de tração integral dos anos 80 volta à Rampa de Pikes Peak, nos EUA, 25 anos depois de Walter Röhrl ter estabelecido um recorde que perdura até hoje. Embora, todos os carros do grupo B tenham sido banidos do rali após inúmeros graves acidentes, Röhrl e a máquina, Sport quattro S1, regressam, no próximo dia 8 de Julho, ao Estado do Colorado para relembrar esses saudosos tempos.

Certamente, alguns de vocês não devem conhecer o traçado de Pikes Peak, mas fiquem a saber que são cerca de 20 km de puro esforço. Para lá do vento caraterístico desta famosa montanha, a meta fica a mais de 4.000 metros de altura o que torna tudo muito mais complicado para os pilotos. É preciso recuar a 1987 para recordar o recorde estabelecido por Walter Röhrl naquela máquina de 600 cv numa escalada de apenas 10 minutos e 48 segundos. Foi um verdadeiro festival de poeira e emoções fortes:


Este tempo continua a ser um recorde na história desta rampa, isto apesar de já terem sido registados alguns tempos mais rápidos, mas isso só aconteceu depois de Pikes Peak ter recebido um novo tapete com zonas asfaltadas.

Felizmente, vamos ter a oportunidade de ver Walter Röhrl e o S1 subirem pela segunda vez o serpenteado traçado de Pikes Peak que, mesmo com as alterações introduzidas, continua a ser um dos mais difíceis de todo o mundo ao longo das suas 150 curvas. Estamos ansiosos…


Texto: Tiago Luís