Notícias Teaser: Primeira foto da nova Volvo V40

Teaser: Primeira foto da nova Volvo V40

Apresentamos a primeira imagem da nova carrinha da Volvo, a V40. O segmento C premium está a ficar mais concorrido que nunca! Nenhuma marca quer ceder terreno num dos segmentos que mais vende na Europa, e que começa agora a despoletar interesse também do outro lado do atlântico. Falo como é óbvio dos Estados Unidos.

Foto Teaser do novo V40
O tiro de partida para esta disputa foi dado pela BMW com a chegada do renovado Serie 1, depois foi a vez da Audi deixar escapar imagens do novo A3 em testes, e não se esqueçam do reformulado Mercedes Classe A que surgirá em 2012. E agora também a Volvo, que ganhou novo fôlego para atacar o segmento C através do desenvolvimento daquele que parece ser um sério concorrente às referências alemãs: O novo V40.

As últimas criações da Volvo têm-se pautado pelo bom gosto

Mas falando dos “porquês” deste novo modelo – que irá conviver lado-a-lado com o actual C30 – tanto faz a imprensa especializada como os compradores, sempre reconheceram que o Volvo C30 é um produto cheio de qualidades, porém com algumas lacunas graves. O formato coupé limita o acesso, e a habitabilidade dos lugares traseiros não é a melhor. Para não falar de outros campos, estes são itens onde o C30 perde para a concorrência, e muito. Terão sido estes os motivos que levaram a Volvo a avançar para este projecto. Para além de que o C30 nunca se sentiu particularmente à vontade em nenhum segmento. Se no segmento C, pode considerar-se um carro acanhado face à concorrência, no segmento B por seu turno é claramente grande demais face aos rivais, bem como caro demais…

V40 camuflada em testes
Para combater esta lacuna na gama, a Volvo está desenvolver um novo modelo com base na plataforma da super-elegante Volvo V60. Um modelo compacto que virá disputar o mercado com argumentos que até agora o Volvo C30 não tinha. Falo nomeadamente do espaço, de um comportamento mais atrevido e de uma imagem mais premium. Tudo isto – como já é habito na marca – num formato de carroçaria de extremo bom gosto.

As imagens que agora vos apresentamos são do novo modelo em testes na Suécia e pouco ou nada revelam. As informações ainda são escassas, mas vários sites da especialidade afirmam que o novo V40 estará no mercado já a partir do segundo semestre de 2012. Quanto às motorizações, tudo indica que deverão ser em tudo similares às que encontramos na gama C30.

Mas confesso que depois de ter privado durante uma semana com uma Volvo V60 D5, e de conduzir diariamente uma velhinha Volvo V40, é com enorme expectativa que aguardo esta nova V40.
Se também és daqueles que temeu pela Volvo quando soube que a Ford iria vender a marca Sueca a um consorcio de capitais chineses, a Geely, junta-te a nós porque nós também somos. Ou melhor, fomos… felizmente o tempo tem afastado qualquer dúvida quanto ao futuro da marca Sueca. Nota-se que há por parte dos novos proprietários da marca uma clara aposta na recuperação da Volvo e acima de tudo, de manutenção dos seus valores.
A marca não se descaracterizou, e bem pelo contrário, continua a ser “Volvo” nos campos em que nos habituámos e é  simultaneamente mais “Volvo” também em campos até agora desconhecidos.
Infelizmente o mesmo não se poderá dizer da Saab, que não tem à sua frente um futuro tão risonho.


Texto: Guilherme Ferreira da Costa