Encontre o seu próximo carro Pisca Pisca

Vídeo Denza Z9 GT tem tecnologia que os alemães não oferecem

Vídeos RA

Denza Z9 GT tem tecnologia que os alemães não oferecem

Não exagero se disser que este é, provavelmente, o melhor carro chinês da atualidade. Chama-se Denza Z9 GT e chega brevemente à Europa.

Foto Artigo Denza Z9GT v4
© Razão Automóvel

Ainda não tive oportunidade de conduzir este Denza Z9 GT. Mas bastou-me um contacto estático para perceber que poderá dar que falar. Não tanto pelo aspeto exterior, que apenas impressiona pelas dimensões, mas sobretudo pela tecnologia. Mas vamos começar pelo início.

A Denza é uma marca que foi criada em conjunto pela BYD e pela Mercedes-Benz. Durante quase 10 anos, houve um intercâmbio de tecnologia entre as duas marcas, porém, a falta de resultados da Denza fez com que a marca alemã vendesse a sua participação. Talvez cedo demais.

Em 2024 a Denza revelou este Z9 GT. Um modelo que poderá chegar às estradas europeias ainda este ano, carregado de tecnologias que a concorrência do «velho continente» ainda não tem:

O melhor carro chinês da atualidade

Tal como expliquei no vídeo em destaque, o que mais me impressionou foi a integração tecnológica presente neste modelo. O Z9 GT está carregado de sensores: LiDAR, câmaras 360º, deteção facial, radares de curto e longo alcance. É talvez o melhor que a indústria automóvel chinesa tem para oferecer.

Ver esta publicação no Instagram

Uma publicação partilhada por Razão Automóvel (@razaoautomovel)

Tudo integrado num sistema de assistência à condução que promete condução semi-autónoma (nível 2+). E sim, tem suspensão pneumática com controlo eletrónico, modo de estacionamento autónomo, portas automáticas e dois frigoríficos. Sim, dois frigoríficos.

Prestações de supercarro

Quando chegar à Europa, o Denza Z9 GT estará disponível em duas variantes: 100% elétrica e híbrida plug-in (PHEV). A versão elétrica recorre a três motores, somando um total de 965 cv.

Com essa configuração e uma bateria Blade (LFP) de 100,1 kWh, o Z9 GT acelera dos 0 aos 100 km/h em apenas 3,4s e alcança uma autonomia de 630 km… segundo o mais permissivo ciclo CLTC.

Denza Z9 GT, frente 3/4
© Denza Esta é a primeira unidade do Z9 GT na Europa. Esteve disponível para um primeiro contacto estático no âmbito dos German Car Awards (GCOTY), prémio onde a Razão Automóvel está representada desde 2022.

Já a versão híbrida plug-in (PHEV), conhecida como “Super DM”, combina um motor 2.0 Turbo (207 cv) com três motores elétricos, alcançando 860 cv de potência combinada.

Nesta versão, a bateria LFP tem “apenas” 38,5 kWh de capacidade, o que confere a este híbrido plug-in cerca de 201 km de autonomia elétrica, mais uma vez, de acordo com o ciclo CLTC, que deverá traduzir-se em 160 km de autonomia de acordo com as normas europeias.

A NÃO PERDER: BYD quer enfrentar Bentley e Ferrari com nova marca de luxo

Com quase 1 000 cv na versão elétrica e 860 cv no PHEV, este modelo premium do universo BYD deverá impressionar em estrada. São valores que, até agora, estavam reservadas sobretudo a carros de alta performance.

Brevemente teremos oportunidade de conduzir este Z9 GT, fique atentos ao YouTube da Razão Automóvel.