Auto Rádio Carros, aviões e muito mais. Este festival português é gratuito e obrigatório

Auto Rádio #99

Carros, aviões e muito mais. Este festival português é gratuito e obrigatório

Durante três dias, a vila do Caramulo recebe o maior evento motorizado do país, com direito a rampa, exposições, airshow e atividades para a família.

Ferrari F40 com avião para o Caramulo MotorFestival
© Razão Automóvel

Nos próximos dias 5, 6 e 7 de setembro, a vila do Caramulo volta a transformar-se em solo sagrado para todos os que vivem e respiram motores. Clássicos, superdesportivos modernos, motas, aviões e muito mais vão encher as ruas e a serra, num fim de semana dedicado à celebração dos veículos motorizados.

Este ano, o Caramulo Motorfestival assinala a sua 20.ª edição com o mesmo propósito que esteve na origem do evento: celebrar motores e, sobretudo, as pessoas que gostam delas. Mas afinal, no que consiste o festival? Como evoluiu ao longo de duas décadas? E que papel desempenha o Museu do Caramulo em tudo isto?

Para responder a estas perguntas estivemos à conversa com Salvador Patrício Gouveia, membro da direção do Museu do Caramulo e fundador do festival, no Auto Rádio, um podcast da Razão Automóvel com o apoio do Piscapisca.pt. Assista ao episódio completo:

Carros… e muito mais

O Caramulo Motorfestival não é apenas um encontro de automóveis. É hoje um dos eventos mais aguardados do calendário para os entusiastas de motores em Portugal. Mais do que a adrenalina da famosa rampa, o festival construiu-se como um palco onde convivem clássicos, superdesportivos modernos, motas, bicicletas e até aviões.

Mas o festival é apenas uma parte de uma história maior, que começou com o Museu do Caramulo. E não, não é “só” um museu de automóveis. De acordo com Patrício Gouveia está bem longe disso. A sua origem remonta a uma antiga estância natural ligada ao tratamento da tuberculose. Curioso? Oiça a história completa neste episódio.

Se a história do museu já conta várias décadas, a do Caramulo Motorfestival é bem mais recente. A primeira edição decorreu em 2006, mas já em 2004 tinha sido realizado um primeiro evento que deixou claro o potencial da ideia.

Caramulo Motorfestival 2023 Preview
© Pedro Ramos Santos

O que pode esperar?

Volvidas 19 edições, o Caramulo Motorfestival é hoje muito mais do que a rampa e o museu. O acesso continua a ser gratuito, mas o programa multiplica-se em atrações para todas as idades.

Este ano, o destaque vai para a possibilidade de subir a rampa sem estar realmente «ao volante» — uma experiência imersiva que promete atrair curiosos de todas as idades. Neste episódio do Auto Rádio vai perceber do que se trata.

Para os mais novos, não faltarão espaços dedicados, como o paddock de LEGO ou a Motorlândia, enquanto no céu o festival vai voltar a oferecer o já habitual espetáculo aéreo. Várias marcas de peso vão marcar presença: Ferrari, Maserati, Aston Martin, Porsche, Alpine, entre outras e até a portuguesa Adamastor, que prepara uma estreia em grande.

Claro que a tradição também se mantém: cerca de 140 automóveis vão desafiar a rampa do Caramulo, entre eles o Jaguar XJR-5, um protótipo GTP do campeonato IMSA, que correu entre 1982 e 1985.

No Auto Rádio, Salvador Patrício Gouveia fala ainda do futuro dos automóveis elétricos tanto no festival, como no Museu, e aquilo que podemos esperar daqui a 10 anos. Será o futuro realmente elétrico?

Encontro marcado no Auto Rádio para a próxima semana

Não faltam por isso motivos de interesse para ver/ouvir o mais recente episódio do Auto Rádio, que está de volta na próxima semana nas plataformas habituais: YouTubeApple Podcasts e Spotify.

Sabe esta resposta?
Que modelo da Mercedes-Benz foi o último a integrar a coleção do Museu do Caramulo?