Auto Rádio Tecnologia dos motores elétricos vai mudar. Todos os detalhes

Auto Rádio #95

Tecnologia dos motores elétricos vai mudar. Todos os detalhes

Dizem que são o futuro, mas será que os motores elétricos têm mesmo o que é preciso para conquistar a indústria?

motor fluxo axial
© Razão Automóvel

Que os motores elétricos são diferentes dos motores de combustão já toda a gente sabe. São mais compactos, leves e simples, mas, crucialmente, são muito mais eficientes.

Mas os motores elétricos também não são todos iguais. Tal como existem vários tipos de motores de combustão, também existem vários tipos de motores elétricos. Só que em vez de se falar em tipos de combustão ou número de cilindros, falamos de fluxo radial e fluxo axial, ou de motores síncronos e assíncronos.

Neste episódio com mais «rotação» do que o habitual do Auto Rádio, um podcast da Razão Automóvel com o apoio do Pisca Pisca, convidámos Pedro Silva, diretor e fundador da revista Auto Drive, para se juntar ao Guilherme Costa e ao Fernando Gomes numa conversa onde se discute os motores elétricos e o seu futuro.

Mais eficientes

Começando pela pergunta que não quer calar. É «certo e sabido» que os motores elétricos são muito mais eficientes do que os motores a combustão.

Os números são claros: enquanto os motores a gasolina alcançam hoje uma eficiência térmica entre os 30% e 40% — já existem exemplares acima destes valores —, os motores elétricos atuais elevam a fasquia para lá dos 90%.

eMotor Horse
© Horse A HORSE, a joint venture entre a Renault e a chinesa Geely, está a produzir um novo motor elétrico nas suas instalações em Cacia, Aveiro.

Isto acontece porque os motores elétricos conseguem aproveitar quase toda a energia que produzem para locomover o veículo, ao contrário dos motores a combustão, que perdem grande parte dessa energia sob a forma de calor.

Mas há mais para dizer no que respeita à eficiência. Não seria um Auto Rádio sobre motores elétricos se não abordasse um tema intimamente relacionado com estes e que tanto definem os automóveis elétricos: as baterias.

Se a ineficiência do motor a combustão é de alguma forma compensada pela densidade energética muito elevada dos combustíveis como a gasolina, a eficiência do motor elétrico é comprometida pela baixa densidade energética da bateria. A sua dimensão e peso, sempre muito elevados, demonstram-no.

A indústria automóvel depara-se, cada vez mais, com desafios relacionados com estas temáticas, na corrida para reduzir as emissões: a bateria é a maior responsável pela «obesidade» dos carros elétricos. Haverá soluções para isto? Veja no Auto Rádio o que já se prepara nos bastidores da indústria.

Outro ponto que «assombra» a indústria automóvel é uma questão mais subjetiva e emocional associada aos motores elétricos.

Rimac Nevera R frente
© Rimac Automobili O Rimac Nevera é um hipercarro elétrico e um dos automóveis mais rápidos do planeta. Apesar de ter uma produção limitada a 150 unidades, não tem conseguido atrair clientes suficientes.

Como se tem constatado, os hipercarros elétricos e outros modelos de alta performance a eletrões, não têm conseguido conquistar os corações e as carteiras dos entusiastas. Mesmo oferecendo performances superiores.

Não conseguem ser tão aliciantes quanto os motores a combustão — e poderão nunca chegar a ser. Neste Auto Rádio, são enumeradas várias razões para compreender porque é que isso acontece.

Será uma questão geracional?

A adesão aos motores elétricos a este nível mais emocional será que pode ser reduzido a uma questão geracional? Se as novas gerações novas só tiverem contacto com motores elétricos, poderão não compreender o fascínio pelos motores de explosão das gerações anteriores.

Recentemente, o Guilherme Costa escreveu um artigo que explora exatamente esta temática:

Encontro marcado no Auto Rádio para a próxima semana

Não faltam por isso motivos de interesse para ver/ouvir o mais recente episódio do Auto Rádio, que está de volta na próxima semana nas plataformas habituais: YouTubeApple Podcasts e Spotify.

Sabe esta resposta?
Em que ano é que o Renault Mégane ganhou o troféu de Carro do Ano Portugal?
Oops, não acertou!

Pode encontrar a resposta aqui:

Renault Mégane. Vencedor do troféu Carro do Ano 2003 em Portugal