Opinião Este tributo ao Renault Clio Williams é um tiro ao lado

Arranque a Frio

Este tributo ao Renault Clio Williams é um tiro ao lado

O Renault 5 Monte Carlo Edition faz a sua melhor imitação de Clio Williams, mas além das vestes evocativas, fica a faltar tudo o resto.

Renault 5 monte carlo edition, frente 3/4
© zeeuw zeeuw

Antes da saga Renault Sport houve o Renault Clio Williams (1993). Um hot hatch que acabou por definir o género, feito para celebrar as conquistas da Williams Renault na Fórmula 1 e para servir de especial de homologação.

É hoje um modelo de culto, facilmente reconhecível pelas cores icónicas. Não se ficou pela pintura: foi devidamente elevado nos departamentos mecânico e dinâmico, fazendo dele uma referência na altura.

Agora surge o Renault 5 Monte Carlo Edition, que resulta da colaboração entre o concessionário neerlandês Zeeuw & Zeeuw e o carroçador e atelier Re-Volve. A inspiração no Clio Williams é óbvia e, admitimos, até atrai. Veja na galeria abaixo:

Mas, infelizmente, fica-se apenas pela roupagem e maquilhagem. Esta edição limitada a 25 exemplares nem sequer tem como ponto de partida o Renault 5 mais potente, de 150 cv — a mesma potência do Clio Williams.

Baseia-se no de 120 cv — 9,0s dos 0-100 km/h —, equipado com a bateria de 40 kWh, a menor do modelo. Mexidas no chassis, suspensão ou direção para uma dinâmica mais apurada? Nada.

É apenas um «vestido de gala» que se faz pagar caro. Nos Países Baixos o Renault 5 equivalente custa 29 990 euros. Pelo Monte Carlo Edition são pedidos 37 990 euros… Apenas a 900 euros de distância do Alpine A290 mais barato.


Sobre o “Arranque a Frio”. De segunda a sexta-feira na Razão Automóvel, há um “Arranque a Frio” às 7h00 da manhã. Enquanto bebe o seu café ou ganha coragem para começar o dia, fique a par de curiosidades, factos históricos e vídeos relevantes do mundo automóvel. Tudo em menos de 200 palavras.

Sabe esta resposta?
Quantos quilos a Renault retirou ao Mégane R.S. para o transformar no radical R26.R?
Oops, não acertou!

Pode encontrar a resposta aqui:

Glórias do Passado. Renault Mégane R.S. R26.R, o mais radical