Notícias Volvo lança sistema de condução autónoma IntelliSafe

Volvo lança sistema de condução autónoma IntelliSafe

Imagina que, à semelhança de um avião, o teu automóvel podia mudar para piloto automático e tu simplesmente podias recostar-te e descomprimir. A boa notícia é que o sistema IntelliSafe da Volvo excedeu a imaginação.

Num futuro bastante próximo a Volvo terá automóveis capazes de dirigir, acelerar e travar sozinhos, chegando aos destinos em segurança e de forma ecológica. Os Volvo de condução automática já percorreram o asfalto sueco e até 2017 prevê-se que clientes os utilizem em estradas públicas, onde 100 protótipos XC90 vão ser as primeiras cobaias.

O Sistema apelidado de IntelliSafe foi elaborado em parceria entre a Volvo Car Group, a Administração dos Transportes Sueca e a Agência dos Transportes do mesmo país, envolvendo ainda o Parque Científico de Lindholmen e a cidade de Gotemburgo.

Como explicou a marca sueca, sempre que possível o carro vai alertar o condutor que o modo piloto automático se encontra disponível. Quando a condução autónoma deixa de ser possível, o condutor será previamente avisado por uma contagem regressiva: se o condutor não responder, o carro vai automaticamente parar num local seguro.

RELACIONADO: Google quer ensinar carros autónomos a conduzirem como humanos

A abordagem de Piloto Automático IntelliSafe da Volvo Cars tem como principais objetivos reduzir o stress e o congestionamento nas estradas típicos da condução convencional. Se queres ficar com uma ideia do que com será experimentar este sistema, vê o vídeo:

Segue a Razão Automóvel no Instagram e no Twitter