Notícias Taigo. Tudo sobre o primeiro “SUV-Coupé” da Volkswagen

Apresentação

Taigo. Tudo sobre o primeiro “SUV-Coupé” da Volkswagen

O novo Volkswagen Taigo adiciona uma nova silhueta aos SUV da marca alemã. Chegada ao mercado prevista para o final do verão.

Volkswagen Taigo R-Line

A Volkswagen diz que o novo Taigo é o seu primeiro “SUV-Coupé” para o mercado europeu, assumindo, desde logo, um estilo mais dinâmico e fluído que o T-Cross com o qual partilha a base e mecânica.

Apesar de ser uma novidade para a Europa, não uma novidade a 100%, pois já o conhecíamos desde o ano passado como Nivus, produzido no Brasil e vendido na América do Sul.

Porém, na sua transição de Nivus para Taigo, o local de produção também mudou, com as unidades destinadas ao mercado europeu a serem produzidas em Pamplona, Espanha.

VEJAM TAMBÉM: Volkswagen ID.4 GTX. O mais desportivo dos ID.4 já chegou a Portugal
Volkswagen Taigo R-Line
Volkswagen Taigo R-Line

Mais comprido e baixo que o T-Cross

Tecnicamente derivado do T-Cross e do Polo, o Volkswagen Taigo também recorre à MQB A0, apresentando-se com uma distância entre eixos de 2566 mm, com apenas poucos milímetros a separarem-na da dos seus “irmãos”.

No entanto é notoriamente mais comprido com os seus 4266 mm a serem 150 mm mais longos que os 4110 mm do T-Cross. Tem 1494 mm de altura e 1757 mm de largura, cerca de 60 mm mais baixo e um par de centímetros mais estreito que o T-Cross.

Os centímetros adicionais dão ao Taigo uma generosa bagageira de 438 l, em linha com o do mais “quadrado” T-Cross, que oscila entre os 385 l e os 455 l devido aos bancos traseiros deslizantes, característica não herdada pelo novo “SUV-Coupé”.

Volkswagen Taigo R-Line

Fazer jus ao nome

E fazendo jus à denominação “SUV-Coupé” que a marca lhe deu, a silhueta distingue-se facilmente da dos seus “irmãos”, onde se destaca a pronunciada inclinação do óculo traseiro, que contribui para o desejado estilo mais dinâmico/desportivo.

Volkswagen Taigo R-Line

A frente e a traseira revelam temas mais familiares, ainda que o conjunto faróis/grelha (LED de série, IQ.Light LED Matrix opcional) à frente e a “barra” luminosa atrás reforcem a tónica desportiva ao assumir contornos mais afilados.

VEJAM TAMBÉM: Volkswagen Polo renovado. Mais estilo e tecnologia

No interior, o design do tabliê do Taigo também é bastante familiar, próximo ao do T-Cross, mas distingue-se pela presença — felizmente separada do sistema de infoentretenimento —, de comandos de climatização compostos por superfícies táteis e poucos botões físicos.

São os ecrãs que dominam o design do interior, com o Digital Cockpit (8″) a ser de série em todos os Volkswagen Taigo. Já o infoentretenimento (MIB3.1) varia o tamanho do ecrã tátil de acordo com o nível de equipamento, indo das 6,5″ até às 9,2″.

Ainda no campo tecnológico é de esperar o último arsenal em assistentes à condução. O Volkswagen Taigo pode permitir até condução semiautónoma quando equipado com o IQ.DRIVE Travel Assist, que conjuga a ação de diversos assistentes à condução, dando assistência à travagem, direção e aceleração.

Só a gasolina

A motivar o novo Taigo temos apenas motorizações a gasolina, entre os 95 cv e os 150 cv, já conhecidas de outros Volkswagen. Tal como acontece com outros modelos derivados da MQB A0, não se preveem variantes híbridas ou elétricas:

  • 1.0 TSI, três cilindros, 95 cv;
  • 1.0 TSI, três cilindros, 110 cv;
  • 1.5 TSI, quatro cilindros, 150 cv.

Dependendo da motorização, a transmissão às rodas dianteiras é efetuada ou através de uma caixa manual de cinco ou seis velocidades, ou ainda uma automática de dupla embraiagem (DSG) de sete velocidades.

Quando chega?

O novo Volkswagen Taigo começará a chegar ao mercado europeu no final do verão e a gama será estruturada em quatro níveis de equipamento: Taigo, Life, Style e o mais desportivo R-Line.

VEJAM TAMBÉM: Skoda Enyaq iV 80 (204 cv). Provavelmente, o melhor Skoda de sempre

Em opção haverá ainda pacotes que permitirão customizar ainda mais o Taigo: Black Style Package, Design Package, Roof Pack e até uma faixa LED a unir os faróis, só interrompida pelo logótipo da Volkswagen.