Notícias Volkswagen Golf GTI TCR quer ser o melhor desportivo de tração dianteira!

Festival de Wörthersee 2018

Volkswagen Golf GTI TCR quer ser o melhor desportivo de tração dianteira!

Depois do anúncio, a Volkswagen acaba de apresentar, de forma oficial, o Volkswagen Golf GTI TCR no Festival Wörthersee deste ano. E que se assume, desde já, como um pretendente à coroa entre os desportivos de tração dianteira!

Volkswagen Golf GTI TCR Concept Wörthersee 2018

Herdeiro natural do Golf GTI Clubsport, com o qual partilha o conceito, o Volkswagen Golf GTI TCR, apresentado, para já, na forma de concept, anuncia-se como um tração dianteira com motor 2.0 TSI de 290 cv, entre as 5000 e as 6800 rpm, além de um binário máximo de 370 Nm, entre as 1600 e as 4300 rpm.

Dito de outra forma, o GTI TCR situa-se entre o Clubsport (265 cv) — a função de overboost permitia debitar 290 cv por algum tempo — e o mais radical Clubsport S (310 cv).

Já no capítulo da velocidade máxima, o Volkswagen Golf GTI TCR tem o ponteiro limitado a 250 km/h, ainda que dispondo da possibilidade de anular o limitador, elevando a velocidade máxima até aos 264 km/h.

Apurado com prata da casa

Equipado com caixa automática de dupla embraiagem com sete velocidades, sem opção manual, e com diferencial autoblocante importado do GTI, o concept agora dado a conhecer dispõe ainda de um ESP reconfigurado, além de sistema XDS, aplicado com o objetivo de tornar mais eficaz o trabalho do diferencial dianteiro em gerir e colocar toda a potência no chão disponibilizada pelo 2.0 TSI.

Melhorias, igualmente, no sistema de travagem, com a instalação de novos discos e pinças à frente, um novo par de intercoolers importados do Golf R e novas regulações da suspensão, graças à introdução de molas mais rígidas e amortecedores adaptativos, rebaixando a carroçaria em 20 mm.

Alterações que fazem lembrar o Pack Performance disponibilizado no Golf R e que, no caso do GTI TCR Concept, vem acompanhado de um novo sistema de escape desportivo em aço inoxidável, o qual pode ainda ser substituído por um opcional escape em titânio desenvolvido pela Akrapovic.

Volkswagen Golf GTI TCR Concept Wörthersee 2018

Vestido a condizer

Alusões ao espírito mais desportivo do modelo, como não poderia deixar de ser, também na estética, a começar pelo exterior, onde existe a possibilidade de optar por uma pintura bi-tom, tendo por base as cores “Pure Grey”, “Pure White” e “Tornado Red”, todas elas conjugadas com tejadilho a negro. Sem esquecer os pára-choques de aspeto mais racing, com entradas de ar e difusor mais ostensivos, além de um spoiler no topo do portão traseiro e jantes de 18” — estas últimas, passíveis de serem trocadas por uma solução opcional de 19”.

Já no interior, um pouco de mais de comedimento, ainda que não deixando de oferecer um volante de desenho desportivo, com uma marca vermelha no topo do aro, revestimentos em pele e Alcantara, bancos desportivos com padrão específico, costuras com linha vermelha e as respetivas siglas GTI. Sendo que o painel de instrumentos é digital de série, oferecendo, em conjunto com o ecrã tátil do sistema de infoentretenimento, informações sobre o motor, a condução e até as voltas dadas a um qualquer circuito.

Concept… mas pouco

Embora apresentado, para já, com o etiqueta “Concept”, a verdade é que o Volkswagen Golf GTI TCR tem, desde já, passagem à produção praticamente garantida. Com a chegada ao mercado a acontecer, ao que tudo indica, no final de 2018 — será o “cantar do cisne” para esta geração do Golf GTI, com a oitava geração a pouco mais de 12 meses de distância.

Volkswagen Golf GTI TCR Concept Wörthersee 2018
RELACIONADO: Novo Volkswagen Golf. Tudo o que já sabemos sobre a 8ª geração

Sabe esta resposta?
Quantos Ford Sierra Cosworth RS500 foram produzidos?
Oops, não acertou!

Pode encontrar a resposta aqui:

O primeiro Ford Sierra Cosworth RS500 de sempre vai a leilão