Notícias Volkswagen Atlas Tanoak Concept. O SUV que quer ser pick-up

Salão de Nova Iorque 2018

Volkswagen Atlas Tanoak Concept. O SUV que quer ser pick-up

Depois do SUV, a Volkswagen deu a conhecer, em Nova Iorque, um estudo daquilo que poderia muito bem ser a variante pick-up do Atlas: o Volkswagen Atlas Tanoak. Embora, garante desde já o fabricante, não exista planos para a sua passagem à produção.

Volkswagen Atlas Tanoak Concept Nova Iorque 2018

A garantia de que o Volkswagen Atlas Tanoak não é mais do que um simples concept foi dada pelo próprio CEO da Volkswagen North American Region, Hinrich Woebcken. O qual tem sido enfático na garantia de que a marca alemã não está interessada em entrar na guerra das pick-up, nos EUA — seja no segmento das grandes pick-up, o qual considera demasiado leal às marcas americanas; como no das pick-up médias, um segmento “de baixos volumes” e, como tal, “pouco convincente” para a Volkswagen.

A verdade é que temos tanto trabalho a fazer e potencial para crescer nos segmentos em que já estamos, que as pick-up simplesmente não figuram no topo da nossa lista de prioridades. O que também faz com que não existam, neste momento, planos para passar à produção este Atlas Tanoak

Hinrich Woebcken, CEO da Volkswagen North American Region

Pick-up… ou SUV?

Ainda assim e quanto à pick-up propriamente dita, recorre à mesma base modular MQB que tanto serve o Polo europeu (MQB-A0), como o SUV de sete lugares Atlas. Sendo que, comparativamente ao Atlas americano, o Tanoak possui uma distância entre eixos quase 28 cm maior e um comprimento total acrescido em mais de 40 cm; sem esquecer os 5 cm a mais em altura.

Volkswagen Atlas Tanoak Concept 2018

Visualmente, a Tanoak apresenta algumas semelhanças com o Atlas de 7 lugares, embora apostando num exterior mais “rude”, a somar a vários argumentos de show-car. Nomeadamente, as assinaturas luminosas, tanto à frente como atrás, além das generosas jantes de 20 polegadas.

Também no interior da cabine, de cinco lugares, são várias as diferenças face ao Atlas, com uma aposta maior na usabilidade. Tal é visível na adoção de novos seletores para a caixa de velocidades e modos de condução, de desenho mais robusto, aptos até a uma utilização com luvas. Os bancos também garantem mais apoio lateral, para quando a Tanoak é usada fora de estrada.

Volkswagen Atlas Tanoak Concept 2018
RELACIONADO: Volkswagen Atlas Cross Concept antecipa novo SUV de cinco lugares

A mesma plataforma, o mesmo motor

Debaixo do capot, o mesmo V6 3.6 FSI de 280 cv e 350 Nm de binário do SUV Atlas, acompanhado de uma caixa automática de oito velocidades e sistema de tração integral 4Motion. A que se junta um sistema de modos de condução, vocacionados, precisamente, para a utilização fora do alcatrão.

Volkswagen Atlas Tanoak Concept 2018

Tanoak, a árvore que cresce mais de 41 metros

A terminar, referir apenas que o Volkswagen Atlas Tanoak Concept foi buscar o seu nome a uma árvore natural do sul da Califórnia, que chega a atingir alturas superiores a 41 metros.

A fazer fé nas palavras do responsável máximo da Volkswagen para a América do Norte e ao contrário da árvore que lhe dá o nome, dificilmente este Volkswagen Atlas Tanoak Concept florescerá.

Volkswagen Atlas Tanoak Concept 2018
Sabe esta resposta?
Qual foi o vencedor absoluto do World Car of the Year 2015?
Oops, não acertou!

Pode encontrar a resposta aqui:

Volvo XC60 é o Carro Mundial do Ano 2018
Parabéns, acertou!
Vai para a próxima pergunta

ou lê o artigo sobre este tema:

Volvo XC60 é o Carro Mundial do Ano 2018