Notícias Este Mazda tem mais de Toyota do que imagina

Arranque a Frio

Este Mazda tem mais de Toyota do que imagina

O Mazda CX-50 é um SUV exclusivo para o mercado chinês e norte-americano. A tecnologia híbrida que usa não podia ter melhor origem.

Mazda CX-50 Hybrid, perfil
© Mazda

O Mazda CX-50 foi revelado em 2021, posicionando-se ligeiramente acima do CX-5, sendo mais comprido, largo… e baixo.

Assenta sobre a plataforma dos Mazda3 e CX-30 e, até agora, estava disponível apenas com motores a gasolina da casa. Mas isso acaba de mudar com a revelação do CX-50 híbrido.

Isso porque, por debaixo do capô, encontramos a mesma cadeia cinemática híbrida do Toyota RAV4. Ou seja, combina um bloco de quatro cilindros com 2,5 l e atmosférico, com três motores elétricos, uma caixa eCVT e uma pequena bateria de 1,6 kWh.

Até a potência máxima combinada de 222 cv coincide entre o CX-50 híbrido e o RAV4. Também os consumos que estão a ser anunciados (norma norte-americana) são equivalentes.

O CX-50 híbrido resulta de um acordo firmado entre a Mazda e a Toyota (e a Subaru), com a Toyota a comprometer-se com o fornecimento da sua tecnologia híbrida. Depois deste CX-50, fica por saber se haverá mais modelos da Mazda a recebê-la.

Não é a primeira vez que a Mazda recorre à tecnologia híbrida da Toyota. No Japão, a geração anterior do Mazda3 teve uma versão híbrida com componentes herdados do Prius. E, claro, não nos podíamos esquecer do Mazda2 Hybrid:


Sobre o “Arranque a Frio”. De segunda a sexta-feira na Razão Automóvel, há um “Arranque a Frio” às 7h00 da manhã. Enquanto bebe o seu café ou ganha coragem para começar o dia, fique a par de curiosidades, factos históricos e vídeos relevantes do mundo automóvel. Tudo em menos de 200 palavras.

Sabe esta resposta?
Em que ano foi revelado o primeiro Mazda RX-7?
Oops, não acertou!

Pode encontrar a resposta aqui:

O Mazda RX-7 faz 40 anos e ainda ansiamos pelo seu regresso