Notícias Team Fordzilla P1. Isto é o que acontece quando pões “gamers” a criar carros

Videojogos

Team Fordzilla P1. Isto é o que acontece quando pões “gamers” a criar carros

O Team Fordzilla P1 é um supercarro que resulta da colaboração inédita entre a Ford e a comunidade de videojogos. Brevemente, numa consola perto de ti.

Ford Team Fordzilla P1 Ver vídeo

Não esperes ver o Team Fordzilla P1 nas ruas. É um supercarro virtual, uma colaboração entre a Ford (design), a Team Fordzilla — a sua equipa de eSports (desportos eletrónicos) — e a comunidade de videojogos (gaming), tendo sido revelado durante a “gamescon 2020”.

O Project P1, como começou por ser conhecido, começou a ser definido pelos próprios jogadores: desde a posição dos bancos, ao tipo de cockpit ou a cadeia cinemática que teria. Só depois o projeto passou para as mãos dos designers da Ford, que interpretaram à sua maneira o briefing proposto.

No final, duas propostas de design foram selecionadas e levadas a uma votação no Twitter — quase 250 mil fãs votaram no projeto vencedor.

TENS DE VER: Transformou o tabliê de um Golf num simulador de condução
Ford Team Fordzilla P1

A proposta vencedora para o Team Fordzilla P1 foi concebida pelo designer de exteriores da Ford, Arturo Ariño, que acabou por reunir 83,8% dos votos.

Ariño inspirou-se no Ford GT para o P1, o que justifica o seu conjunto de proporções. Porém assume um design distinto e tecnologias que, acreditamos, devem ser mais fáceis de aplicar no mundo virtual.

O destaque passa pela possibilidade da sua carroçaria se poder metamorfosear em duas variantes: uma mais curta, para circuitos mais pequenos como o Mónaco, e outra com uma traseira alongada, para maior estabilidade aerodinâmica nas retas de Le Mans.

"O Project P1 levou-me até ao início de tudo. A razão pela qual tornei-me um designer automóvel foi para desenhar algo nunca visto antes e algo que puxa os limites. Este veículo será visualmente deslumbrante, e apesar de levar o jogador aos seus limites de concentração e reflexos, será também extremamente gratificante de conduzir."

Arturo Ariño, Team Fordzilla P1 Concept designer, Ford Europa
VÊ TAMBÉM: Ford Puma testado. A prova que os B-SUV podem ser também cativantes de conduzir

Quando posso jogar com o Team Fordzilla P1?

Terás de esperar até 2021, altura em que o Team Fordzilla P1 será introduzido num videojogo. A Ford anunciou estar em discussões avançadas com um dos grandes nomes de empresas de produção de jogos para isso acontecer.

Apesar de o P1 estar destinado apenas e só ao mundo virtual dos videojogos, a Ford também anunciou que irá construir um modelo à escala real, que deverá estar terminado e será revelado ainda este ano.