Notícias Primeiras imagens do novo Suzuki Jimny (vinte anos depois!)

Fuga de imagens

Primeiras imagens do novo Suzuki Jimny (vinte anos depois!)

Não é um SUV, é um jipe «à séria». Vinte anos depois o Suzuki Jimny vai conhecer um sucessor.

Suzuki Jimny - fuga de informação

Em produção desde 1998 (sofrendo apenas pequenos facelifts), o pequeno e aventureiro Suzuki Jimny vai finalmente entrar no séc. XXI.

RELACIONADO: As primeiras imagens do Suzuki Swift Sport revelam… um turbo.

Há mais de um ano que a Suzuki anda a testar o pequeno «Classe G» japonês, e agora, pela primeira vez, graças a uma fuga de informações podemos ver como é que ele vai ser.

As linhas quadradas vão dominar a carroçaria, numa espécie de revivalismo às primeiras gerações do saudoso Suzuki Santana/Samurai.

 

Um Classe G à escala. A sério?

Sim, não é um exagero. Tal como a atual geração, também o novo Suzuki Jimny irá recorrer a chassis de longarinas (independente da carroçaria).

Uma solução que atualmente está em completo desuso na indústria automóvel – em detrimento dos chassis monobloco – mas que continua oferecer o melhor compromisso para uso em todo-o-terreno (permite cursos de suspensão maiores). Atualmente, contam-se pelos dedos, os modelos que ainda recorrem a esta arquitetura, e todos eles são «puros e duros»: Mercedes-Benz Classe G, Jeep Wrangler, pick-up’s e pouco mais.

Suzuki Jimny - fuga de informação

Portanto, não são só as linhas quadradas do pequeno Suzuki Jimny que nos fazem recordar o Mercedes-Classe G, mesmo em termos de arquitetura as semelhanças são evidentes.

Preparado para tudo

Parece que sim. Espera-se que Suzuki equipe o novo Jimny com um sistema de tração condizente com a sua filosofia. Portanto, é expectável que o novo Suzuki Jimny venha a recorrer ao sistema ALLGRIP PRO usado nos modelos mais recentes da marca. Este sistema permite selecionar os modos de tração simples (2WD), tração total (4WD) e tração com bloqueio do diferencial (4WD Lock) através de um simples botão.

A NÃO PERDER: Salão de Frankfurt 2017. O guia completo

Quanto a motorizações, são esperadas apenas motores a gasolina, nomeadamente o 1.0 litros Turbo de 111 cv e o 1.2 litros (atmosférico) de 90 cv – já nossos conhecidos do novo Suzuki Swift. A caixa poderá ser manual ou automática, dependendo da motorização.

Mais moderno

Se por fora as soluções simplistas parecem fazer-nos recuar até à década de 90, por dentro o sentimento é ligeiramente diferente.

Suzuki Jimny - fuga de informação

No interior vamos poder encontrar um moderno sistema de infotainment, aparentemente semelhante ao que já conhecemos do Suzuki Ignis.

A apresentação pública está prevista para o final de outubro, no Salão de Tóquio.