Notícias Este é o primeiro país europeu a testar limite de velocidade de 150 km/h

Segurança Rodoviária

Este é o primeiro país europeu a testar limite de velocidade de 150 km/h

Vários países europeus já testaram aumentar o limite de velocidade nas autoestradas, mas é a primeira vez que um país eleva-o aos 150 km/h.

Sinal de proibição de velocidade
© Ředitelství silnic a dálnic

A Chéquia (antes República Checa) prepara-se para ser o primeiro país da União Europeia a testar um limite de velocidade de 150 km/h em autoestrada, uma decisão que está a gerar entusiasmo e debate em toda a região.

A partir do final de setembro, um troço da nova autoestrada D3, que faz ligação entre as cidades Tábor e České Budějovice, permitirá aos condutores circular acima do limite habitual de 130 km/h, ao longo de cerca de 50 quilómetros.

Este projeto-piloto representa um investimento de 55 milhões de coroas checas (cerca de 2,2 milhões de euros) e inclui a instalação de 42 painéis eletrónicos que irão ajustar o limite de velocidade em função das condições da via e do tráfego.

Autoestrada D3 na Chéquia
© Pavel Hrdlička, Wikipedia Autoestrada D3, Chéquia.

No entanto, segundo Jan Rýdl, porta-voz da Direção de Estradas e Autoestradas (ŘSD) da Chéquia, este aumento só será possível quando as condições forem “absolutamente ideais. Não pode haver filas, nem piso escorregadio, nem visibilidade reduzida”.

A gestão dos sinais de tráfego variáveis ficará à responsabilidade do Centro Nacional de Informação de Transportes, que decidirá quando é seguro elevar o limite de velocidade aos 150 km/h.

Se a experiência for bem-sucedida, o novo limite poderá vir a ser alargado a outras autoestradas checas, nomeadamente a D1, que liga Přerov a Ostrava, e a D11, com destino a Hradec Králové.

O que estão outros países europeus a fazer?

Para além da Chéquia, outros países Europeus também realizaram testes semelhantes. Entre 2018 e 2020, a Áustria experimentou um limite de 140 km/h em vez dos habituais 130 km/h, mas viu-se obrigada a abandonar o projeto.

A decisão partiu da então ministra do clima, que justificou a suspensão com o aumento das emissões de CO2.

Nos Países Baixos, em 2020, o limite máximo nas autoestradas foi reduzido para os 100 km/h durante o dia, por razões ambientais, sendo os 130 km/h apenas permitidos entre as 19h00 e as 6h00.

No entanto, em abril deste ano, as autoridades de transporte holandesas recuarem parcialmente nesta medida, permitindo novamente os habituais 130 km/h em determinados troços, mesmo durante o dia.

E Portugal?

Em território nacional não existe, por agora, qualquer intenção oficial de alterar o limite máximo de velocidade nas autoestradas, que permanece nos 120 km/h, conforme previsto no Código da Estrada.

Já houve, no entanto, tentativas de mudança. Em 2023, o Automóvel Club de Portugal (ACP) propôs ao Governo uma revisão faseada: a primeira etapa passava por elevar o limite de 120 km/h para 130 km/h em piso seco, e reduzi-lo para 110 km/h em piso molhado.

Posteriormente, sugeria a possibilidade de aumentar o limite até 140 km/h ou mesmo 150 km/h. Contudo, a proposta não obteve resposta.