Notícias SEAT com primeiro mega-camião para transporte de automóveis

Sustentabilidade

SEAT com primeiro mega-camião para transporte de automóveis

Primeiro mega-camião colocado ao serviço da SEAT, S.A. tem mais de 25 m de comprimento, podendo transportar até 11 automóveis.

SEAT mega-camião
daniaznar

Em conjunto com a SETRAM, a SEAT S.A. acaba de lançar o primeiro mega-camião de transporte de veículos em Espanha, respeitando a mais recente configuração Euro-Modular autorizada, configuração esta que fixa as dimensões e os pesos máximos autorizados para veículos em circulação.

Até então, o construtor espanhol utilizava este tipo de camião único e exclusivamente para o transporte de peças — como reportámos no início de 2020 —, mas, a partir de agora, passará também a transportar os seus veículos produzidos na fábrica de Martorell para o Porto de Barcelona.

Desta forma, a SEAT S.A. reduzirá o número de viagens e melhorará os seus impactos económicos e ambientais.

VEJAM TAMBÉM: SEAT vai lançar carro elétrico em 2025 por menos de 25 000 euros
SEAT mega-camião

Face aos camiões anteriormente utilizados, este novo mega-camião tem mais 4,75 m, passando dos 20,55 m para os 25,25 m. Consequentemente, tem agora mais espaço para o transporte de automóveis, podendo transportar entre 10 e 11 carros (dependendo da mistura de modelos) em comparação com os oito a nove carros para o tradicional “comboio rodoviário”.

Tendo em conta este aumento dos veículos transportados diariamente, é possível prever que, em relação a um camião tradicional de quatro eixos, a produtividade diária aumentará em 12%, em simultâneo reduzindo as emissões de CO2 em até 10% por viagem (5,2 toneladas por ano) e reduzir os custos logísticos em 11% (500 rotas por ano).

“O mega-camião elimina 500 circulações de camiões por ano nas estradas circulares da cidade e reduz 5,2 toneladas de emissões de CO2 por ano, o que traz enormes vantagens em termos de sustentabilidade, ambiente, segurança rodoviária e eficiência. Com o mega-camião e o transporte ferroviário, a nossa principal via logística para o Porto de Barcelona, estamos a avançar firmemente no sentido de uma redução máxima da pegada de carbono do transporte de veículos”.

Herbert Steiner, Vice-Presidente de Produção e Logística da SEAT, S.A.