Notícias Saab 9-3 Viggen Convertible vai a leilão. A melhor forma de reviver o que era a Saab?

Leilão

Saab 9-3 Viggen Convertible vai a leilão. A melhor forma de reviver o que era a Saab?

À procura de um novo dono, este Saab 9-3 Viggen Convertible recorda-nos uma era em que a marca sueca não pertencia apenas aos livros de história.

Saab 9-3 Convertible Viggen
Bring a Trailer

Produzido entre 1999 e 2002, o Saab 9-3 Viggen assumia-se como a variante mais radical do 9-3, devendo a sua designação ao avião Saab 37 Viggen.

Desenvolvido com a ajuda da Tom Walkinshaw Racing (TWR), este foi produzido em três formatos de carroçaria (coupé, hatchback de cinco portas e descapotável).

Como seria de esperar num Saab, o motor era um 2.3 l de quatro cilindros turbo que debitava 233 cv e 342 Nm, que eram enviados às rodas dianteiras por intermédio de uma caixa manual de cinco relações.

VEJA TAMBÉM: Não estão a ver mal. Este Delta é mesmo um Saab-Lancia 600

O exemplar à venda

Anunciado no site Bring a Trailer, este exemplar saiu da linha de produção no ano 2000, tendo desde então percorrido 83 mil milhas (cerca de 133 mil quilómetros). Encontra-se num estado imaculado, contando ainda com duas chaves e até os manuais originais, tendo já sido propriedade de três donos.

O tom particular de amarelo (designado “Monte Carlo Yellow”) deste Saab 9-3 Viggen Convertible é algo raro nos EUA, tendo sido vendidos apenas 20 exemplares com este tom.

A “denunciar” que este Saab 9-3 Viggen é uma versão mais desportiva estão os para-choques específicos, as saias laterais, o spoiler traseiro, os logótipos ou as jantes de 17”.

NÃO PERCA: Poderia ser este um digno sucessor do Saab 9-5?

No interior deste exemplar encontramos (muito) couro, ar condicionado automático, um leitor de CD, o tradicional painel de instrumentos da Saab com o sistema “Night Panel” (que deixava apenas o velocímetro iluminado) e vários logótipos “Viggen”.

Sem um preço base definido, este 9-3 Viggen Convertible vê, à data de publicação deste artigo, a licitação mais alta fixar-se nos 20 mil dólares (cerca de 17 mil euros).

Sabe esta resposta?
Qual é a potência do mais potente dos Citroën C4?
Oops, não acertou!

Pode encontrar a resposta aqui:

155 cv. O Citroën C4 mais potente já tem preço para Portugal