Notícias Poderia ser este um digno sucessor do Saab 9-5?

Arranque a Frio

Poderia ser este um digno sucessor do Saab 9-5?

A Saab fechou portas em 2012, mas ainda não foi esquecida, apesar do seu regresso ser muito improvável. Mas podemos imaginar como seria a Saab hoje, começando por criar um sucessor para o Saab 9-5, o seu topo de gama e um dos últimos modelos lançados por esta.

Saab 9-5

A Saab lançou o último 9-5, e também um dos últimos seus modelos em 2009 — em plena crise financeira mundial, mas não foi a crise que “matou” a Saab. Os problemas desta já vinham de longe, pelo que, apesar do Saab 9-5 ter sido considerado por muitos como o melhor Saab de sempre em muito tempo, já pouco podia fazer pela característica marca sueca.

Esteve em produção apenas dois anos, até ao final de 2011, coincidindo com o anúncio de falência. Caso a Saab ainda tivesse operacional, este ano podia ser muito bem aquele em que uma nova geração do 9-5, o topo de gama da marca, seria dada a conhecer. Como é que seria? É o que se propôs imaginar Joe Zechnas, um designer espanhol.

A sua criação usa a denominação SAAB-NEVS em alusão à empresa que comprou a falida marca. Quanto ao carro em si, apresenta-se com um estilo bem mais dinâmico e desportivo do que aquele que associamos à Saab. Claramente influenciado pelo ironicamente denominado Saab Phoenix, concept apresentado no Salão de Genebra em 2011, meses antes de abrir falência. Teria lugar no mercado de hoje?

RELACIONADO: Saab 9000 Turbo 16. Vencedor do Carro do Ano 1986 em Portugal

Sobre o “Arranque a Frio”. De segunda a sexta-feira na Razão Automóvel, há um “Arranque a Frio” às 9h00 da manhã. Enquanto bebes o teu café ou ganhas coragem para começar o dia, fica a par de curiosidades, factos históricos e vídeos relevantes do mundo automóvel. Tudo em menos de 200 palavras.

Sabe esta resposta?
A versão comercial do Ford Fiesta, o Van, recorre a uma carroçaria com…
Oops, não acertou!

Pode encontrar a resposta aqui:

Três portas e versão Sport para o novo Ford Fiesta Van
Parabéns, acertou!
Vai para a próxima pergunta

ou lê o artigo sobre este tema:

Três portas e versão Sport para o novo Ford Fiesta Van