Notícias Ford Mustang GTD regressou ao Nürburgring e foi muito mais rápido

Recorde

Ford Mustang GTD regressou ao Nürburgring e foi muito mais rápido

A Ford não ficou convencida com o tempo do Mustang GTD registado no Nürburgring-Nordschleife. Por isso, regressou e… fez bem melhor.

Ford Mustang GTD no Nordschleife
© Ford

O Ford Mustang GTD já se tinha tornado, o ano passado, no primeiro carro norte-americano a baixar da marca dos sete minutos no Nürburgring-Nordschleife — 6min57,685s para sermos exatos. Mas havia potencial para fazer melhor.

É que, apesar do recorde, a Ford Performance não estava satisfeita — em 2024 debateu-se constantemente com as condições climatéricas no circuito, totalizando apenas três voltas completas cronometradas.

Agora regressou ao lendário circuito alemão, com o piloto Dirk Müller, e fez bem melhor: bateu o seu próprio recorde em 5,5 segundos, com um tempo de 6min52,072s.

Se na primeira tentativa o Mustang GTD já se tinha tornado no quinto carro de produção mais rápido no «inferno verde» — considerando os 20,832 m de extensão do circuito —, agora passou a quarto, de acordo com a Ford Performance.

Desta vez, acabou mesmo por fazer melhor que os 6min56,294s do Porsche 911 GT3 (992.2) com caixa manual, mas ainda ficou longe dos 6min48,328s do Porsche 911 GT3 RS (992.1), conseguidos em 2022. Será que o Ford Mustang GTD tem ainda «pulmão» para ir buscar esses 3,7 segundos? Quem sabe…

Como nota aparte, a Ford Performance não considerou nas suas contas o Porsche 911 GT2 RS com o Manthey Performance Kit um carro de produção. É bem mais rápido que o GT3 RS, com um tempo de 6min43,3s. No topo desta lista continua a estar o AMG One, com 6min29,09s.

O que mudou?

Não foram só as condições climatéricas mais favoráveis que ajudaram o Mustang GTD a ser mais rápido no Nürburgring-Nordschleife. A Ford Performance aproveitou a pausa para efetuar melhorias no seu monstro de 826 cv de potência.

Ford Mustang GTD em afinações
© Ford

A aerodinâmica foi refinada, assim como o chassis recebeu melhorias que permitiram elevar a rigidez torcional de todo o carro. O ABS e controlo de tração também receberam novos parâmetros e o 5.2 V8 com compressor recebeu uma nova calibração.