Notícias Projeto SeaWatch. Hoje «salvámos» uma vida com o ISN e a Volkswagen Amarok

Simulacro

Projeto SeaWatch. Hoje «salvámos» uma vida com o ISN e a Volkswagen Amarok

Hoje, dia 25 de julho, celebra-se o Dia Mundial da Prevenção do Afogamento. Um dia que o projeto SeaWatch quis assinalar com um convite à Razão Automóvel: participar num simulacro de uma operação de socorro.

Volkswagen Amarok do ISN

Hoje, a manhã da Razão Automóvel foi diferente do habitual. Trocámos o ar condicionado dos automóveis que testamos todos os dias pela brisa marítima da praia da Fonte da Telha, Costa da Caparica, Almada.

Fomos desafiados pelo Instituto de Socorro a Náufragos (ISN) e pela Volkswagen Veículos Comerciais a participar num simulacro de uma operação de socorro a um banhista, precisamente no dia em que é assinalado o Dia Mundial da Prevenção do Afogamento — 25 de julho.

Ao nosso serviço tivemos uma das 30 unidades da pick-up Volkswagen Amarok que desde 2011 — num total de 300 veículos cedidos pela marca alemã — asseguram a vigilância motorizada nas zonas balneares onde não existem nadadores-salvadores.

VEJAM TAMBÉM: Praias mais seguras. ISN recebeu 30 novas Volkswagen Amarok
Volkswagen Amarok do ISN com nadador-salvador
O Dia Mundial da Prevenção do Afogamento assinalou-se pela primeira vez em todo mundo em 2021 e a escolha da data coincide com o período de verão e de férias, onde milhões de famílias vão às piscinas, lagos, rios e praias.

Todos os minutos contam

Como nos explicou o Capitão-Tenente João Pombo, do Instituto de Socorro a Náufragos, um dos fatores mais importantes numa missão de salvamento é o tempo. “É importante que entre a identificação do banhista em situação de perigo e o pedido de socorro decorra o menor tempo possível”. É neste particular que a ajuda dos restantes banhistas é fundamental: “é importante que o pedido de socorro surja antes da situação se tornar ainda mais crítica”, apelou este responsável.

Após a emissão do alerta — que nas praias não vigiadas pode necessitar da mobilização de meios motorizados — não há tempo a perder.

simulacro de operação de socorro do projeto Seawatch
Só em 2020 foram efetuadas 458 intervenções no âmbito deste projeto, que segundo os responsáveis da Volkswagen Veículos Comerciais irá continuar em 2023.

É aqui que entram em ação as Volkswagen Amarok do projeto SeaWatch, mobilizadas sempre com um mínimo de dois militares da Marinha, da classe de Fuzileiros, ao serviço nos órgãos da Autoridade Marítima Nacional.

Face às Volkswagen Amarok convencionais, estas pick-up que estão ao serviço do ISN contam com algumas modificações. “Temos todos o equipamento necessário para um salvamento rápido, das pranchas e bóias de apoio, ao kit de primeiros socorros, sem esquecer o kit de desfibrilhador para suporte básico de vida”, afirmou-nos o Capitão-Tenente João Pombo.

A NÃO PERDER: BMW i8 da PSP. O novo desportivo híbrido plug-in da Polícia portuguesa

Durante este dia, tivemos oportunidade de constatar como estas ferramentas podem ajudar — e são fundamentais — numa missão de socorro.

Os números que importam

Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS) durante os últimos 10 anos morreram cerca de 2,5 milhões de pessoas afogadas. O afogamento continua a ser uma das principais causas de morte acidentais, constituindo um problema de saúde pública em que a prevenção é fundamental.

simulacro salvamento naufrago
O momento em que o «nosso» banhista foi salvo.

Em Portugal, o afogamento continua a ser a segunda causa de morte acidental nas crianças, a grande maioria tem lugar em locais não vigiados, como rios, lagos, poços, piscinas e reservatórios para armazenamento de água. É a este flagelo que o projeto SeaWatch pretende dar resposta.

EXCLUSIVO RA: Nissan GT-R da GNR. O SUPERCARRO que ajuda a salvar vidas

Lançado em 2011, o projeto SeaWatch faz parte da política de responsabilidade social da Volkswagen Veículos Comerciais e tem como objetivo assegurar a vigilância motorizada nas zonas balneares onde não existem nadadores-salvadores. A iniciativa materializa-se através da cedência de várias Volkswagen Amarok, preparadas para assistência a banhistas e socorro a náufragos.

O projeto SeaWatch da SIVA PHS/Volkswagen Veículos Comerciais conta ainda com o apoio da bp Portugal — que fornece o combustível necessário durante a época balnear — e da Ageas Seguros.

Volkswagen Amarok do ISN