Notícias Volvo EX30 inicia produção na Europa por um bom motivo

Produção

Volvo EX30 inicia produção na Europa por um bom motivo

A produção do Volvo EX30 já começou na Europa. E sim, uma das razões é contornar às tarifas sobre os carros elétricos produzidos na China.

linha de produção Volvo EX30 em Gent
© Volvo

Inicialmente estava previsto ser produzido só na China, mas agora o Volvo EX30 também já é produzido na unidade europeia da marca em Gante, na Bélgica. A mudança não acontece por acaso.

Além da elevada procura quem tem tido no mercado europeu (e não só), o Volvo EX30 passou a estar sujeito a tarifas adicionais por ser fabricado na China.

Desde que a União Europeia impôs as tarifas sobre os veículos elétricos importados do país asiático, o pequeno SUV viu a sua taxa de importação subir para 18,8% (somados aos 10% anteriores, para um total de 28,8%).

Volvo EX30, fábrica Ghent Bélgica
© Volvo Volvo EX30 na linha de produção em Gante, Bélgica.

Face ao sucesso comercial e ao novo enquadramento tarifário, a Volvo já tinha anunciado, primeiro em 2023 e reforçado em 2024, a intenção de transferir parte da produção do EX30 para a Bélgica no final do primeiro semestre de 2025.

Mas a mudança aconteceu um pouco mais cedo do que o previsto, com a produção a ter arrancado ainda neste mês de abril.

“Até conseguirmos começar a produzir o EX30 na Bélgica, vamos tentar perceber qual vai ser o impacto das tarifas no segundo semestre deste ano (2024)”, disse na altura Jim Rowan, ex-diretor executivo da Volvo. Agora o CEO é outro — Håkan Samuelsson regressou à antiga posição —, mas a questão das tarifas permanece.

Investimento em Gante reforçado

Para acolher o novo modelo, a fábrica belga de Gante foi alvo de um investimento adicional de cerca de 200 milhões de euros. Foram contratados 350 novos trabalhadores e criadas novas linhas de montagem, incluindo uma dedicada às baterias.

No total, foram instalados quase 600 novos robôs e ampliadas várias áreas, como a de produção de portas e o pavilhão das baterias.

“Graças ao empenho e à colaboração de toda a equipa de Gante, reduzimos o tempo de industrialização para metade.”

Stefan Fesser, diretor-executivo da Volvo Car Gent.

A fábrica de Gante torna-se assim um pilar da ofensiva elétrica da Volvo na Europa. Em conjunto com a unidade de Torslanda (Suécia), a marca sueca passa a produzir 10 modelos distintos no continente europeu, entre elétricos e híbridos. Uma terceira fábrica está atualmente a ser construída na Eslováquia.

Mais modelos a caminho

Até ao final do ano, a Volvo espera começar a produzir também nestas instalações o Volvo EX30 Cross Country.

O SUV vai juntar-se ao EX40 e EC40 (elétricos), bem como aos XC40 e V60 (híbridos), que já saem desta unidade. Só em 2024, a fábrica belga produziu cerca de 186 mil veículos.

Sabe esta resposta?
Em que ano foi revelado o Volvo 480?
Oops, não acertou!

Pode encontrar a resposta aqui:

Lembras-te do Volvo 440? Comemora 30 anos de existência!