Notícias Preço dos combustíveis com descida prevista na próxima semana

Combustíveis

Preço dos combustíveis com descida prevista na próxima semana

O início da próxima semana deverá trazer boas surpresas no preço do gasóleo e melhores ainda no que diz respeito à gasolina.

Posto de combustível
© Wassim Chouak / Unsplash

Depois de uma descida no preço dos combustíveis no início desta semana que mal se notou, está previsto que a próxima segunda-feira traga surpresas mais agradáveis.

Segundo as informações disponibilizadas por fontes ligadas ao setor dos combustíveis, no início da próxima semana, o gasóleo simples deverá estar 1,5 cêntimos por litro mais barato. A gasolina deverá ter uma descida ainda maior, de quatro cêntimos por cada litro abastecido.

Desta forma, e caso se confirmem todas estas previsões, o preço médio do gasóleo (simples) deverá ficar em 1,512 €/l, enquanto a gasolina (simples 95) desce para 1,628 €/l.

Pistolas de abastecimento na bomba
© Engin Akyurt / Unsplash

A base de cálculo para o preço dos combustíveis, como é habitual, são os valores divulgados pela Direção-Geral de Energia e Geologia (DGEG). Neste caso, os referentes a ontem, quinta-feira, dia 5 de setembro.

Os valores da DGEG já incluem os descontos praticados pelas gasolineiras e também as medidas do Governo atualmente em vigor. É importante reforçar, no entanto, que estes não são os preços que vai encontram nos postos de combustível, uma vez que se tratam apenas de valores médios e indicativos.

Além disso, cada revendedor ainda continua a ter a liberdade de praticar o preço que considera ser o mais correto na sua estratégia.

Medidas do Governo

No passado dia 23 de agosto, foi alterada a Portaria n.º 189-A/2024/1 que atualizou do valor da taxa de carbono com efeitos imediatos.

Esta alteração traduziu-se num aumento da carga fiscal aplicada aos combustíveis em torno dos três cêntimos por cada litro abastecido. Esta taxa estava congelada desde agosto de 2023 para fazer face ao aumento extraordinário do preço dos combustíveis registado na altura.

Com a atualização da taxa de carbono, também é afetado o valor das medidas de mitigação do aumento do preço dos combustíveis, porém estas continuam a influenciar o valor a ser pago pelos consumidores.

O «desconto» do ISP mantém-se — 15,1 cêntimos por litro no gasóleo e 16,3 cêntimos por litro na gasolina —, mas o somatório de todas as ajudas passa a ser inferior. Totalizando 22,1 cêntimos por litro de gasóleo e 23,1 cêntimos por litro de gasolina.

Sabe esta resposta?
Quantas horas demora o processo de pintura de um Bugatti Chiron?
Oops, não acertou!

Pode encontrar a resposta aqui:

Nem imaginam quantas horas a Bugatti demora a pintar um Chiron