Notícias GT3 Cup. O troféu monomarca que promete animar a velocidade nacional

Desporto automóvel

GT3 Cup. O troféu monomarca que promete animar a velocidade nacional

Duas dezenas de unidades do Porsche 997 GT3 Cup estão a caminho de Portugal para animar os circuitos nacionais. O promotor P21Motorsport fala em «custos acessíveis» para alinhar no Troféu GT3 Cup.

Porsche 911 GT3 Cup

GT3 Cup. Este é o nome do novo troféu monomarca que será, esta época, um dos motivos de destaque no panorama das corridas de velocidade em Portugal.

Promovido pela P21Motorsport, este troféu monomarca promete colocar em pista, sob condições competitivas para pilotos e equipas, os conhecidos Porsche 911 (gen.997) GT3: 450 cv de potência, caixa sequencial de 6 velocidades.

No total, estão disponível 20 unidades do Porsche 997 GT3 e um vasto stock de peças — já a caminho de Portugal, onde têm chegada prevista para esta semana. A primeira prova da GT3 Cup foi agendada para o próximo mês de abril, no Circuito Vasco Sameiro, em Braga.

A entrega dos carros aos pilotos inclui um dia de testes (Estoril ou Portimão), com calendarização ainda a definir.

O calendário tem cinco provas, uma das quais no circuito espanhol de Jarama, num “tour” que inclui todas as pistas nacionais. A organização está a cargo da P21Motorsport, liderada por José Monroy, num projeto que surge como resultado da parceria estabelecida com o promotor da Porsche GT3 Cup argentina.

Carros competitivos. Custos controlados

A P21Motorsport propõe aos participantes na GT3 Cup duas modalidades distintas, o aluguer do carro (a MDriving Racing Academy encarrega-se da manutenção e da logística) ou a venda, ficando a cargo do proprietário a manutenção e o transporte para as corridas.

A NÃO PERDER: Queres ser o NOVO PILOTO da equipa Razão Automóvel? Inscreve-te aqui

De resto, cada piloto terá a sua própria categoria (GD, AM e PRO), havendo uma classificação associada e com pontuação própria. O formato deste troféu monomarca em cada uma das cinco jornadas inclui duas sessões de treinos livres (20 minutos cada), duas qualificações (15 minutos) e duas corridas de 25 minutos.

José Monroy, responsável da P21Motorsport, não esconde o entusiasmo com a GT3 Cup. E revela como tudo começou:

A ideia de avançar com este troféu surgiu no final do ano passado, no decorrer de uma reunião com o promotor da Porsche GT3 Cup argentina. Quanto a mim, surge em boa altura, pois atualmente não há muitas opções aliciantes ao nível das provas de velocidade em Portugal e esta GT3 Cup significa uma excelente oportunidade para competir ao volante de um Porsche 997 com custos bastante acessíveis e controlados, atendendo ao carro que é.

José Monroy, responsável da P21Motorsport

GT3 Cup. Em Portugal e não só

A GT3 Cup foi pensada em primeiro lugar para os pilotos nacionais, mas não se esgota em terras lusas. “Estamos a trabalhar, também, na internacionalização do troféu e estou confiante que vamos contar com a participação de pilotos oriundos de outros países”, revela José Monroy, responsável da P21Motorsport.

No âmbito da GT3 Cup, que em cada jornada disporá de uma Tenda VIP no paddock do circuito, estão previstas diversas iniciativas, tanto de carácter social como empresarial, num projeto liderado pela P21Motorsport que tem como parceiros a IMSIM, MDriving Racing Academy, Pirelli e Q&F.