Notícias Porsche Cayman GT4 Clubsport: exclusivo para pista

Porsche Cayman GT4 Clubsport: exclusivo para pista

A Porsche fez crescer a sua oferta de modelos de competição com a introdução do Cayman GT4 Clubsport. Modelo que fará a sua estreia mundial hoje no Salão do Automóvel de Los Angeles.

Tal como o seu irmão de produção em série, o Cayman GT4 Clubsport possui o motor flat-six 3.8 litros colocado em posição central. Para corresponder às necessidades de um carro de competição, este modelo possui uma versão melhorada da caixa de dupla embraiagem PDK, com patilhas no volante, bem como um diferencial autoblocante mecânico no eixo traseiro, específico para competição.

O leve conjunto da suspensão dianteira é herdado do seu irmão mais velho, o 911 GT3 Cup, que participa em 20 campeonatos monomarca da Porsche em todo o mundo. No eixo traseiro foi empregue um sistema de suspensão melhorado e muito leve, com braços transversais que também herda do 911 GT3 Cup.

O impressionante sistema de travões de competição é composto por quatro discos de aço de 380 milímetros de diâmetro. Os travões dianteiros utilizam pinças de alumínio de seis êmbolos construídos numa peça única enquanto o eixo traseiro incorpora pinças semelhantes mas de quatro êmbolos. O ABS pode ser calibrado em doze modos diferentes. O Programa Electrónico de Estabilidade foi ajustado para a utilização de pneus slick. A direcção assistida é electromecânica.

VEJAM TAMBÉM: O que a Porsche Exclusive fez ao 911 GT3 RS

Com um peso de apenas 1.300 quilos, o Cayman GT4 Clubsport é muito leve e será entregue a partir da fábrica com arcos de segurança soldados, uma bacquet de competição e cintos de seis pontos. A versão base está equipada com um depósito de combustível de 90 litros, mas há a opção de depósitos de segurança FT3 com 70 ou 100 litros. As jantes forjadas são de 18 polegadas com cinco pernos, nas quais são montados pneus Michelin de diferentes dimensões em cada eixo: 25/64-18 no eixo dianteiro e 27/68-18 no eixo traseiro.

O novo Cayman GT4 Clubsport irá custar 111.000 euros, mais impostos específicos de cada país e já está disponível através da Porsche Motorsport, em Weissach. Em 2016 está prevista a sua homologação para competições como o Campeonato de Nürburgring VLN de Resistência, as “SRO GT4 series“, o Trofeo Pirelli GT3 europeu, a Ultra 94 GT3 Cup Challenge do Canadá e para as corridas de clubes organizadas pelos Porsche Club da América, bem como para outros eventos a nível de clubes em todo o mundo.

Segue a Razão Automóvel no Instagram e no Twitter