Notícias Este é (provavelmente) o melhor Volkswagen Polo G40 à venda em Portugal

Nacional

Este é (provavelmente) o melhor Volkswagen Polo G40 à venda em Portugal

Se sempre sonhaste ter um Volkswagen Polo G40 esta é a tua oportunidade. E este "pocket-rocket", temido e desejado em doses iguais, é nacional.

Volkswagen Polo G40

Lançado em 1991 o Volkswagen Polo G40 era um carro com demasiado coração para muito pouco chassis. Conhecido pelo seu comportamento instável e pela potência do seu motor, o pequeno Volkswagen conseguiu tornar-se num ícone entre os pocket-rocket.

O exemplar de que te falamos encontra-se à venda no stand Konzept Heritage, em Odivelas, e aparenta estar imaculado. Restaurado e com cerca de 173 000 km percorridos desde que chegou às estradas em 1993, o pequeno Polo G40 custa 10 900 euros.

A principal razão pela qual a versão mais apimentada da segunda geração do Polo ficou conhecida foi pela associação do pequeno motor de 1.3 l e um compressor volumétrico G-lader (o G vinha daqui o 40 da dimensão do compressor). Graças ao uso do compressor o pequeno alemão passava a debitar 115 cv (ou 113 cv na versão catalizada).

VÊ TAMBÉM: O Mazda RX-7 faz 40 anos e ainda ansiamos pelo seu regresso
Volkswagen Polo G40

Coração a mais, chassis a menos

Graças ao aumento de potência o Polo G40 conseguia cumprir os 0 aos 100 km/h em menos de 9s e alcançava os 200 km/h de velocidade máxima. No reverso da medalha de todas estas prestações estava um chassis que tinha sérias dificuldades em acompanhar o ritmo mais elevado que o motor conseguia oferecer ao utilitário alemão.

É que o chassis tinha sido projetado no final dos anos 70 e com uma potência bem inferior em mente. Assim, qualquer tentativa de uma condução mais desportiva aos comandos do Volkswagen tornava-se um jogo de “roleta russa”, pois os travões apenas abrandavam o carro e as suspensões com arquitetura de braços convencionais travavam autênticas batalhas para segurar o Polo à estrada.

Apesar do comportamento “difícil”, o Polo G40 estabeleceu-se como um marco dos anos 90. E mesmo que seja difícil inserir o Polo G40 em curva e conseguir sair dela para contar a história, este é daqueles carros que muitos de nós aceitavam na garagem sem pensar duas vezes.

 

Sabe esta resposta?
Quantos cavalos tem o Volkswagen Lupo GTI?
Oops, não acertou!

Pode encontrar a resposta aqui:

Glórias do Passado. Volkswagen Lupo GTI, genuíno “pocket rocket”