Notícias As mais antigas ‘Pão de Forma’ reúnem-se na Holanda este fim de semana

Evento

As mais antigas ‘Pão de Forma’ reúnem-se na Holanda este fim de semana

Vai acontecer, já este fim-de-semana, um encontro com as 'Pão de Forma' mais antigas ainda a circular, marcando presença, inclusivamente, a mais antiga de que há conhecimento.

European Barndoor Gathering 2014

A iniciativa, intitulada European Barndoor Ghatering, ou Encontro Europeu “Porta de Estábulo”, destina-se, antes de mais, àquelas que foram as primeiras unidades construídas da “Pão de Forma”, ainda na fábrica de Wolfsburgo, entre 1950 e 1955. E que ficaram conhecidas pelo emblemático — fruto das dimensões exageradas — compartimento do motor na traseira, a fazer lembrar… a porta de um estábulo.

Estes modelos — geração T1 —, hoje em dia considerados a versão mais valiosa da Type 2, deixaram, no entanto, de ser fabricados em meados da década de 50, a partir do momento em que foi introduzido o espaço destinado às bagagens, e que levou à redução da área do motor. Sendo que, logo no ano seguinte, a própria produção, da também conhecida como Transporter, acabaria por ser transferida, de Wolfsburgo, para uma nova fábrica, em Hannover.

Quanto ao encontro deste fim-de-semana de ‘Pão de Forma’, cuja edição inaugural teve lugar em 2014 (esta é apenas a segunda edição), terá lugar em Amersfoort, nas redondezas de Amesterdão. O mesmo local onde, ainda nos anos 50, Ben Pon, o então importador holandês da Volkswagen — foi ele quem idealizou originalmente a Type 2 —, passou a utilizar o terminal ferroviário como centro de distribuição dos Volkswagen Beetle e Transporter, provenientes da Alemanha.

RELACIONADO: Volkswagen restaura o Golf BiMotor que participou em Pikes Peak

A mais antiga

No evento deste ano, é esperada a presença daquelas que são as 100 unidades Volkswagen Transporter mais antigas e valiosas. Entre as quais, “Sofie”, uma ‘Pão de Forma’ azul, saída da linha de produção em agosto de 1950 — apenas cinco meses após o arranque da produção do modelo — e propriedade dos especialistas holandeses de clássicos Volkswagen Nutzfahrzeuge Oldtimer. É apontada como a mais antiga Type 2 T1 ainda existente.

Interessado? Queres mais informações? Vai ao site Ben Pon… e faz as malas!

Sabe esta resposta?
Qual foi o recorde de autonomia alcançado por um Tesla Model 3?
Oops, não acertou!

Pode encontrar a resposta aqui:

Tesla Model 3 faz 830 km com uma só carga
Parabéns, acertou!
Vai para a próxima pergunta

ou lê o artigo sobre este tema:

Tesla Model 3 faz 830 km com uma só carga